PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Inteligência Emocional também se aprende na escola – por Stella Washington

Desenvolvendo habilidades de convivência

Redação Por Redação
27 de setembro de 2025
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: Inteligência Emocional também se aprende na escola – por Stella Washington

Foto: Freepik

A escola é lugar de vida e felicidade. Uma das coisas que mais me fascina dentro do ambiente escolar é que nem um dia é igual ao outro. Como educadora há 23 anos, certamente entendo que escola é lugar de aprendizagem. Lugar de convivência. Não é apenas o local onde se ensina a leitura, escrita e o cálculo.

Perante a lei, a escola é o lugar em que se deve desenvolver os processos formativos educacionais, focados no contexto escolar, no mercado de trabalho e na convivência com o outro. Pois bem, a escola deve cumprir seu papel de maneira eficiente e coerente.

Conviver todos os dias com uma outra pessoa, seus costumes, educação e manias é uma proeza. Se nós que somos adultos muitas vezes temos dificuldades em lidar com o próximo em suas mais diversas diferenças, quanto mais dentro do ambiente escolar, com crianças e adolescentes… A convivência e o gerenciamento de conflitos, fazem parte do sucesso escolar, pois fazem parte do ambiente escolar.

Além do gerenciamento de conflitos dentro de um ambiente dotado de diversidades étnicas e culturais, o estudante necessita estar bem física e emocionalmente para que a aprendizagem possa ocorrer. É imprescindível que a inteligência racional e a inteligência emocional caminhem juntas, em harmonia. Afinal, quando passamos por problemas, nosso foco tende a estar neste problema e na sua resolução.

Uma pessoa privada de suas emoções de maneira equilibrada, tem a tendência a encontrar dificuldade nas tomadas de decisões. O elo de ligação entre a lógica e a emoção precisa ser construído e respeitado.

Entender e reconhecer nossos sentimentos e emoções, bem como a dos outros é um fator preponderante para a inteligência emocional, gestão de conflitos e por que não dizer para que a aprendizagem ocorra?

Dentro da escola, há ferramentas e situações rotineiras que permitem ao estudante pôr em prática o exercício da compreensão das suas emoções e as dos outros em situações de forte carga emocional. Afinal, gerenciar conflitos e relações interpessoais fazem parte do ambiente escolar, do mundo do mercado de trabalho e das demais situações reais de vida.

Portanto, podemos dizer que a Inteligência Emocional é um fator relevante na escola. E hoje, podemos construir um currículo e formalizar uma disciplina que ensine nossos alunos a compreender as emoções, buscar gerenciar conflitos e aprender a conviver com o outro.

As pessoas emocionalmente inteligentes e saudáveis se ajustam com mais facilidade aos desafios da vida, aprendem a lidar com o stress e com situações que certamente todos nós passamos e passaremos no decorrer da vida.

Vivemos em uma era em que muitas pessoas estão doentes emocionalmente e queremos promover aos nossos alunos a oportunidade de refletir e aprender sobre este tema. Nosso desejo, como rede Adventista de Educação é que eles tenham qualidade de vida, que saibam tomar decisões de maneira coerente com a lógica, mantendo seus princípios de maneira saudável e razoável.

Fácil? Não é. Não há um currículo oficial com normas e diretrizes para desenvolvermos em nossos alunos uma inteligência emocional. Mas precisamos começar. Falar sobre o assunto.

Precisamos ensiná-los a gerenciar conflitos. Precisamos ensiná-los a arte da convivência saudável e feliz. Afinal, estas situações não são exclusivas do ambiente escolar. São situações rotineiras que acontecem na vida real, e no mundo do trabalho.

A escola está aqui para cumprir este papel. E enfatizando o que a Lei que rege a educação no Brasil nos diz, a educação escolar deve estar vinculada ao mundo do trabalho e à prática social. Estas vertentes exigem habilidades de convivência. Habilidades estas que podem ser desenvolvidas dentro da disciplina de Inteligência Emocional.

 

 

Stella Washington é pedagoga e psicopedagoga, mestranda em Educação e diretora do Colégio Adventista de Barão Geraldo.

Tags: ArtigoEducaçãoescolaHora Campinasinteligência emocionalOpinião
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto
Opinião

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato
Opinião

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato

Por Redação
30 de novembro de 2025

...

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

29 de novembro de 2025
Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

28 de novembro de 2025
Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

27 de novembro de 2025
Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

26 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda; veja como participar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.