4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Brasil e Mundo

São Paulo tem 5 mortes por metanol; governo do Estado monta gabinete de crise

Ações foram anunciadas pelo governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira

Redação Por Redação
30 de setembro de 2025
em Brasil e Mundo
Tempo de leitura: 4 mins
A A
São Paulo tem 5 mortes por metanol; governo do Estado monta gabinete de crise

Foto: Divulgação/Governo SP

O Governo de São Paulo anunciou a implantação de um gabinete de crise nesta terça-feira (30), além da abertura de cinco inquéritos, as prisões de dois suspeitos e a apreensão de 50 mil garrafas em operações contra a intoxicação por metanol. O governador Tarcísio de Freitas realizou uma reunião técnica nesta terça no Palácio dos Bandeirantes para detalhar as medidas adotadas no combate à intoxicação por metanol e a investigação dos envolvidos.

Entre as ações, o governo paulista fará a interdição cautelar de estabelecimentos e disponibilizar mecanismos rápidos de denúncia, além de estruturar atendimento em toda a rede de saúde e intensificar as investigações da Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.

Dados do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo informam que foram confirmados sete casos de intoxicação por metanol, com suspeita de consumo de bebida adulterada. Outros 15 casos seguem em investigação.

Até agora, foram registrados cinco óbitos, sendo um confirmado na capital e quatro ainda em análise – três em São Paulo e um em São Bernardo do Campo. Quatro casos foram descartados.

“Montamos um gabinete de crise para tratar da intoxicação por metanol. É um problema estrutural do Brasil. A Polícia Civil vem fazendo operações com frequência. Temos cinco inquéritos abertos, temos interdição de destilarias e refinarias clandestinas”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A interdição cautelar se aplicará a estabelecimentos com suspeita de comercialização de bebidas fraudadas. Com isso, o Governo impede a circulação dessas bebidas e consegue checar a documentação do estabelecimento para verificar a origem da bebida.

“É fundamental fazer esse fechamento cautelar de todos os estabelecimentos em que tivemos ocorrência para aprofundar a investigação. A preocupação é garantir a segurança do cidadão. O estabelecimento só vai ser liberado para voltar a funcionar se tivermos certeza que está seguro”, disse ainda o governador.

Veja abaixo as principais medidas anunciadas de combate à intoxicação por metanol e investigação dos envolvidos:

1. Implantação do gabinete de crise (Justiça, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Prefeitura de SP).

2- Interdição cautelar dos estabelecimentos onde ficar comprovado que houve a venda de bebida adulterada. A Segurança Pública, Fazenda, Vigilância Sanitária e Procon-SP trabalharão em conjunto para desarticular esses grupos que fabricam e distribuem bebidas adulteradas.

3 – Fortalecimento dos canais de denúncia por meio do 181 da Polícia e do site do Procon-SP .

4- Orientação da rede de saúde para diagnóstico e tratamento com agilidade.

5- Reunião de alinhamento com as associações de bares e restaurantes e outros estabelecimentos relacionados ao setor.

Polícia apreende bebidas e identifica 15 milhões de selos fraudados

O Governo de São Paulo anunciou ainda que apreendeu 50 mil garrafas de bebida com suspeita de adulteração. Outros 15 milhões de selos fraudados foram apreendidos.

Só em setembro, foram 43 mil fiscalizações em estabelecimentos comerciais em todo o estado.

Até o momento, três departamentos da Polícia Civil participam das investigações. Na segunda (29), equipes estiveram em locais suspeitos de produção, e quatro distribuidoras foram identificadas como suspeitas.

O foco das investigações é combater as fábricas clandestinas de bebidas adulteradas. A Secretaria de Segurança Pública descarta, por ora, o envolvimento de uma facção criminosa, em razão da estrutura de fabricação encontrada. Já foram realizadas cinco operações, com a apreensão das garrafas adulteradas, incluindo a ação desta terça-feira, que levou à prisão de mais dois suspeitos.

A suspeita é de que as práticas sejam conduzidas por quadrilhas independentes, uma vez que nunca havia registro de uso de metanol na adulteração. Entre as linhas de investigação estão a hipótese de contaminação indireta, acidente no processo ou até o uso da substância para lavagem de garrafas reaproveitadas.

Nesta terça, foram apreendidas 112 garrafas de vodca em diferentes pontos da capital, incluindo 17 na Mooca. Os investigadores agora concentram esforços em rastrear a origem das distribuidoras e os fluxos de pagamento. Os donos de estabelecimentos já prestaram esclarecimentos, e as operações avançam sobre a cadeia de distribuição a partir das vítimas identificadas.

 

Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);

Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

Tags: alertabebidacrisegovernoHora CampinasintoxicaçãometanolmortesprevençãoSão Paulotarcísio
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação
Brasil e Mundo

Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Nordeste: mortes, drama e ‘êxodo’ por conta dos temporais
Brasil e Mundo

Nordeste: mortes, drama e ‘êxodo’ por conta dos temporais

Por Redação
3 de maio de 2026

...

Senado aprova prorrogação de prazo para entrega do IR

A menos de um mês do fim do prazo, 59% não enviaram declaração do IR

3 de maio de 2026
Temporal no RS deixa desalojados e provoca danos em 19 cidades

Temporal no RS deixa desalojados e provoca danos em 19 cidades

2 de maio de 2026
ONU Mulheres revela avanço da violência on-line contra jornalistas

ONU Mulheres revela avanço da violência on-line contra jornalistas

2 de maio de 2026
Trigêmeos de 17 anos tiram título juntos para ir às urnas pela 1ª vez

Trigêmeos de 17 anos tiram título juntos para ir às urnas pela 1ª vez

1 de maio de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.