PUBLICIDADE
20 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: A Gestão de Pensamentos como aliada à produtividade – por Karina Siervi

Redação Por Redação
11 de março de 2022
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: A Gestão de Pensamentos como aliada à produtividade – por Karina Siervi

Vivemos um cenário onde uma em cada quatro pessoas irá desenvolver algum transtorno psiquiátrico ao longo da vida, segundo aponta a OMS. E o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países onde há maiores taxas de ansiedade. Apesar de alarmante, esse quadro mostra a importância que devemos dar ao cuidado com a saúde mental e emocional e não só na vida pessoal, mas também no trabalho. Mais do que isso, devemos ficar atentos ao modo como estamos gerenciando o que circula de forma livre em nossas mentes: os pensamentos.

Você sabia que os nossos pensamentos influenciam diretamente as nossas emoções, ações, comportamentos, decisões e relacionamentos? Eles podem parecer até inofensivos, mas atuam diretamente em nossa saúde mental e emocional.

De acordo com a famosa escritora motivacional Louise Hay em seu Livro Você Pode Curar sua Vida: “Os pensamentos que escolhemos são as tintas que usamos para pintar a tela da nossa vida.”

Somos como uma grande orquestra, cada parte influencia no todo. Pensamentos podem mudar o ritmo, o tom e até desarranjar toda nossa sinfonia. Sem um regente, uma orquestra vira um caos, e assim acontece com nossa mente quando não gerenciamos nossos pensamentos. Quando não escolhemos que pensamentos queremos dar força e quais deixamos ir embora.

Assim, são inúmeras as fontes que nos levam a ter pensamentos desorganizados. E o excesso de dados que consumimos diariamente é o fator principal: altas demandas no trabalho, notícias desagradáveis a todo instante ao alcance dos dedos, além de gastar tempo demais nas mídias sociais. Com isso, estamos a todo momento estimulando mais e mais nossa mente, ingerindo informações, nos comparando com os outros.

Porém, a boa notícia é que temos sim controle sobre os nossos pensamentos! Gerenciar pensamentos significa tornar-se consciente de tudo que você está criando em sua mente neste momento. Cada pensamento no agora cria o seu futuro. E à medida que nos tornamos conscientes do que estamos criando, podemos questionar se é esse futuro que desejamos seguir criando e então agir de forma diferente: esse pensamento me fortalece? Ajuda a lidar com a situação atual? Ele é útil para mim?

Neste sentido, pensamentos não gerenciados podem levar a diversos males, como Ansiedade, Burnout, irritabilidade, impaciência, insônia, cansaço, esgotamento mental e emocional, tensão e dores no corpo, compulsão alimentar, síndrome do pensamento acelerado, dificuldade para se concentrar, inquietação…O que pode tornar o colaborador de empresa, por exemplo, a não produzir seu trabalho de forma saudável.

Em minha experiência como terapeuta, percebo a efetividade das terapias integrativas como aliadas no cuidado com a saúde. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contribuem para a restauração e manutenção da saúde de forma integral. Sendo assim, toda prática que fortaleça e equilibre nossa saúde está influenciando diretamente no cultivo de uma mente saudável e contribuindo para a prática de gestão de pensamentos.

Quando nossa saúde está em desequilíbrio tudo é afetado e torna-se mais difícil manter uma mente saudável, dormir bem, ter disposição e clareza.

Um exemplo de uma destas práticas é a Terapia do Som (Sound Healing). Ela é uma grande aliada na gestão de pensamentos por ser um experiência que facilita o relaxamento profundo, acalma a mente, diminui os níveis de estresse e tensão, melhora a qualidade do sono, nos ajuda a ampliar a percepção e consciência sobre nós mesmos e resgatar nossas próprias ferramentas de equilíbrio e harmonia.

Tenho recebido muitas pessoas com graus elevados de ansiedade, agitação mental, insônia, depressão, baixa vitalidade. Quando elas recebem passam pela experiência de Gestão dos Pensamentos e a Terapia do Som costumam relatar que sentem leveza, muitas dizem que é como flutuar, percebem a mente mais clara e calma, dormem melhor, tem mais disposição e relatam muitas mudanças na dinâmica do trabalho após as sessões. Tudo isso permite e facilita o desenvolvimento de novos comportamentos e ações com relação aos pensamentos.

Quando mudamos nossos estados, enxergamos novas possibilidades e nos encorajamos a trilhar novos caminhos.

Em um caso recente, uma paciente estava à beira de um burnout e esgotamento emocional, com dificuldades de se expressar no ambiente de trabalho e até mesmo de pedir ajuda. Com cerca de 3 sessões ela começou a se perceber em um novo estado emocional, energético e mental. Com mais clareza da situação, confiança em si mesma, acolhendo suas emoções e sentimentos e priorizando o autocuidado. Ela se sentia como se estivesse atravessando uma tempestade e agora conseguia voltar a respirar com calma, ver novos horizontes.

Isso é observado também nas sessões em grupos com empresas.

Cerca de 15 a 30 minutos de terapia sonora tem demonstrado resultados significativos com relatos de profundo relaxamento, descompressão, alívio de dores e tensões no corpo, leveza, disposição, clareza, alegria. É como se renovássemos nosso sistema por completo: mente, corpo, emoções, energia.

Assim, descobrir que não somos reféns de uma mente agitada e desgovernada e que temos as ferramentas para gerenciar nossos pensamentos. E esse tem sido o resultado mais poderoso que tenho obtido através de experiências de gestão dos pensamentos e terapia do som com pessoas do mundo corporativo: cultivar uma mente saudável é libertador!

 

Karina Siervi é bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Neurociências, Meta-Coach em Neuro-Semântica pela Sociedade Internacional de Neuro-Semântica (ISNS). Sound Healer pelo Método Internacional Peter Hess, instrutora de O-DGI (O Despertar do Guerreiro Interno), e também terapeuta da Naomm

Tags: ansiedadeBrasilexcessogerenciamentogestãoKarina SierviOMSpensamentoprodutividade
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Multas ambientais: pagar ou converter? – por Vinicius Laender e Cecília Viveiros
Opinião

Artigo – Multas ambientais: pagar ou converter? – por Vinicius Laender e Cecília Viveiros

Por Redação
20 de maio de 2025

...

Artigo: Dê passagem para poder seguir em paz – por Carlos Luiz Souza
Opinião

Artigo: Dê passagem para poder seguir em paz – por Carlos Luiz Souza

Por Redação
19 de maio de 2025

...

Artigo – Confissões de Leão XIV: um novo segredo no Vaticano? – por Lucius de Mello

Artigo – Confissões de Leão XIV: um novo segredo no Vaticano? – por Lucius de Mello

18 de maio de 2025
Artigo: Efemérides da teledramaturgia – por Adilson Roberto Gonçalves

Artigo: Efemérides da teledramaturgia – por Adilson Roberto Gonçalves

17 de maio de 2025
Artigo: A batalha dos pacientes oncológicos contra os planos de saúde no Brasil – por Pedro Quagliato

Artigo: A batalha dos pacientes oncológicos contra os planos de saúde no Brasil – por Pedro Quagliato

16 de maio de 2025
Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’

Artigo: Leão XIV – por Osvaldo Luiz

15 de maio de 2025
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Há 43 anos, Ponte Preta goleava Seleção de El Salvador em amistoso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morte de ciclista na RMC gera debate público sobre bikes em rodovias

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia apreende 241 kg de cocaína e prende homem por tráfico em rodovia da região

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.