PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Bares e restaurantes: regra do horário tem que ser legal para todos – por Matheus Mason

Redação Por Redação
23 de maio de 2022
em Opinião
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Artigo: Bares e restaurantes: regra do horário tem que ser legal para todos – por Matheus Mason

Campinas inicia neste mês de maio uma ampla discussão sobre as regras de horário de funcionamento de bares e restaurantes. O primeiro passo acontece com uma audiência pública, envolvendo toda a sociedade para ouvir as dores de cada envolvido nesta questão, e chegar a uma solução que seja benéfica e harmoniosa para todos. Como parte diretamente interessada, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Região de Campinas), entidade que representa o setor, entende que a mudança precisa e deve ser legal para todos.

Como metrópole e centro de compras de toda a região metropolitana, Campinas tem um papel vital tanto para a economia regional quanto nacional, especialmente para gastronomia. Há duas décadas, Campinas tem apresentado uma evolução marcante no setor, com abertura e consolidação de novas casas, atração de chefs renomados e construção de uma cena gastronômica que passou a ser uma das mais respeitadas do Estado de São Paulo, considerada de igual para igual com sua Capital.

Ao mesmo tempo que vemos este positivo avanço e o crescimento da importância do setor, o maior empregador do País, outros aspectos legais colocam em pauta discussões sobre a legislação vigente que regram o funcionamento destes comércios.

Com o passar dos anos, as regras municipais descolaram da realidade de como funciona o comércio noturno, acarretando graves problemas para os estabelecimentos, para os moradores vizinhos e, em uma mudança mais recente na legislação, para a comunidade artística local, especialmente músicos que dependem da noite para manter a sobrevivência.

Desde 2018, bares e restaurantes que desejam ter suas portas abertas ao público após às 22h ou oferecer entretenimento musical, mesmo que só um piano ou uma apresentação de voz e violão, são submetidos a um processo de liberação de alvará extremamente burocrático, que em muitos casos chega a levar anos para serem resolvidos.

 

Mais de 93% do setor trabalha com o horário noturno, após 22h.

 

Por esse simples fato, mais da metade trabalha com a documentação irregular, mesmo operando ou não com entretenimento. É neste ponto que se dá início a um verdadeiro calvário que pode chegar a oito anos de espera por uma resposta.

A incompatibilidade da legislação, somada aos entraves burocráticos, promove e impulsiona o setor a trabalhar de forma irregular, atingindo 89% dos estabelecimentos. Desta situação emergem diversos problemas, que impactam tanto a sociedade, com seu merecido descanso, quanto o setor que precisa funcionar à noite para gerar renda e emprego, quanto a administração pública, que precisa ordenar essa relação de forma harmônica.

O efeito colateral atinge até a cena musical, que tem feito com que os bares e restaurantes, na busca por trabalhar de forma correta, optem por não abrir mais espaço para os artistas da cidade e oferecer música em seus estabelecimentos.

 

A população perde o lazer e o entretenimento, a cena cultural e artística perde seu espaço, os músicos, seu sustento. Uma afronta na cidade de Carlos Gomes.

 

No aspecto fiscalizatório, o emaranhado e a complexidade das leis e exigências também traz grandes problemas para o Executivo fiscalizar a conduta dos empreendedores e da população. As equipes de fiscalização têm problemas para entender o que pode e o que não é permitido, o que gera embates com os donos de bares e restaurantes, e até mesmo com clientes.

 

Na ponta final desse grande problema estão os moradores vizinhos, que reclamam da bagunça, música alta, sujeira nas ruas. Reclamações justas, já que também envolve o legítimo direito do sossego e descanso.

 

Colocar uma luz sobre o assunto e buscar clareza em regras que possam harmonizar estas questões é de extrema importância e é algo que a Abrasel vem há um bom tempo se disponibilizando em ajudar.

Após 4 anos entendendo o assunto e buscando soluções em outras regiões do Brasil, vemos que uma parcela generosa da harmonização entre as partes pode ser conquistada com adequações simples nas regras de horário de funcionamento do setor.

Atualmente, o regramento padrão estabelece que o horário de funcionamento de qualquer comércio seja restrito a uma única regra, como se todas as empresas funcionassem das 7 às 22 horas. Qualquer coisa fora deste horário precisa passar por uma burocracia muitas vezes inacreditável e beirando o impossível de ser resolvida, o que coloca o empresário em um ciclo vicioso de irregularidade e muitas vezes ilegalidade.

Desta forma, tanto um restaurante com voz e violão, quanto um bar com uma roda de samba ou até mesmo uma casa noturna com centenas de pessoas assistindo um show, são colocados no mesmo âmbito de aprovação e fiscalização, sendo erroneamente tratados da mesma forma.

Atualmente, 92% dos restaurantes funcionam após as 22 horas e menos de 29% trabalham com música ou mesmo geram incomodo aos vizinhos, mas por causa do regramento atual, precisam pedir um alvará especial, que aumenta a burocracia, demanda maior trabalho da administração pública, gera insegurança jurídica e coloca empreendedores de bem em situação de irregularidade.

A Abrasel entende que é preciso estabelecer regras simples, de fácil implementação e fiscalização, capazes de apresentar essas distinções, tornando a legislação mais clara e transparente. Uma legislação mais simples ajuda na desburocratização, delimita as alçadas e responsabilidades de atuação e proporciona o que a legislação deveria fazer: facilitar a vida do empreendedor, gerar emprego, harmonizando a atividade econômica com o convívio social da população.

 

Uma forma clara de começar a resolver o problema é entender que o setor de bares e restaurantes funciona em um horário diferente do de outros segmentos, não se restringindo entre 7 e 22 horas.

 

As tentativas de limitar o funcionamento até 22h já se mostraram frustradas: afugentam os empreendedores, não diminuem a procura da população pelo lazer noturno, geram grande atrito para as autoridades no trabalho da fiscalização e o pior, faz com que quem queira trabalhar direito não o consiga e aqueles que buscam trabalhar na irregularidade o façam obstante a lei.

Entendemos que limitar o funcionamento de bares e restaurantes até 22h, como é hoje, é um retrocesso dentro da evolução de Campinas para uma metrópole, que recebe diariamente turistas de negócios, estudantes e visitantes, trazendo renda, geração de empregos e vida pulsante para a cidade.

 

A ampliação do horário, em discussão, precisa ser legal para todos.

 

Para os empresários que precisam gerar renda e empregos. Para os músicos, com a volta de uma renda fruto de seu trabalho. Para os fiscais trabalharem com maior segurança. E, especialmente, para os vizinhos poderem ter seu direito ao sossego preservado.

Por essas razões, entendemos que seja correta a revisão do horário de funcionamento, seguindo regras claras que distingam os tipos de atuação dos estabelecimentos no período noturno, cobrando a devida responsabilização do empreendedor e de seus clientes em cumprimento do acordo com a sociedade e as autoridades. Será a maneira que conseguiremos ter um bar amigo da vizinhança.

 

Matheus Mason é presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas e Membro do Conselho Nacional

 

Tags: Abraselaudiência públicabar amigo da vizinhançabares e restaurantesCampinasEmpregohorário de funcionamentoMatheus MasonmúsicosOpiniãoregrasrendasossego
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto
Opinião

Artigo: A Sociologia para o Direito – por Armando Bergo Neto

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato
Opinião

Artigo: Como tornar sua vaga mais atrativa e aumentar as chances de contratação – por Silvia Deodato

Por Redação
30 de novembro de 2025

...

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

Artigo – 29 de novembro – Dia Mundial dos Distúrbios do Movimento: a importância da conscientização – por Kleber Duarte

29 de novembro de 2025
Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

Artigo: Inclusão digital e formação em tecnologia são caminhos para reduzir desigualdades em Campinas – por  Geraldo Barros

28 de novembro de 2025
Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

Artigo: O poder da tropicalização para quem quer negociar no Brasil – por João Chebante

27 de novembro de 2025
Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

Artigo: Gestão financeira em instituições de ensino – por Leonardo Chucrute

26 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.