Em razão da briga entre torcedores rivais nas arquibancadas do estádio Moisés Lucarelli, na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco da Gama, em agosto deste ano, a Ponte Preta foi punida pelo STJD com perda de mando de campo e terá que jogar uma partida com portões fechados nesta reta final da Série B. A Macaca também recebeu uma multa de R$ 20 mil devido aos incidentes. A decisão ainda cabe recurso. O Cruzmaltino, por outro lado, foi absolvido.
Na ocasião, em duelo disputado no dia 9 de agosto, véspera do aniversário de 122 anos da Ponte Preta, a Macaca abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, com gol de cabeça do meia Wallisson, mas logo na sequência a partida ficou paralisada por quase 10 minutos em função de confusão envolvendo as duas torcidas no setor visitante do Majestoso. O jogo só voltou a ser disputado depois que a Polícia Militar, com certa demora, chegou ao local para intervir no conflito e liberar a continuidade da partida.
Como mandante da partida, a Ponte Preta foi denunciada pela Procuradoria do STJD com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”.
“Duas torcidas separadas por um portão que foi facilmente aberto. Independente de quem começou, estamos falando de um local que deveria ter um policiamento ou segurança particular. Cadê a eficácia, a repressão, as medidas preventivas? Não interessa quem começou a briga, interessa que as medidas do clube mandante não foram eficazes e capazes de prevenir. Nitidamente o estádio não tinha segurança”, manifestou o procurador William Figueiredo, diante da Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), em julgamento realizado na última quarta-feira (5).
Com a confusão controlada, a Ponte Preta sofreu o empate do Vasco no fim do primeiro tempo, com gol de cabeça de Raniel, mas reassumiu a liderança do placar no segundo tempo, graças ao oportunismo do atacante artilheiro Lucca, e deu números finais à partida, com gol do meia Fessin.

Situação da Ponte na Série B
Faltando apenas cinco jogos para o fim da Série B, a Ponte Preta aparece na 10ª colocação do campeonato, com 43 pontos, a nove de distância do Vasco, primeiro time dentro do G4. Com chances mínimas de acesso, a Macaca precisa de apenas mais uma vitória para chegar aos mágicos 46 pontos, historicamente suficientes para escapar do rebaixamento. Neste momento, a equipe do técnico Hélio dos Anjos possui oito pontos de vantagem sobre o CSA, que abre o Z4.
O CSA é justamente um dos cinco times que ainda restam para a Ponte enfrentar até o fim da da Série B, podendo inclusive ser o adversário do possível jogo sem torcida no Moisés Lucarelli, devido à punição do STJD. Antes disso, no entanto, a Macaca recebe o Vila Nova neste próximo sábado (8), às 19h, no Majestoso. Na sequência, a equipe alvinegra visita o Tombense, em Minas Gerais. Os últimos dois jogos da campanha serão contra Criciúma, em casa, e Náutico, fora.