10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Colunistas

A atenção primária é fundamental no projeto para a oncologia brasileira

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
6 de dezembro de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
A atenção primária é fundamental no projeto para a oncologia brasileira

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a mais importante política pública do Brasil definida pela Constituição de 1988. A implantação e o desenvolvimento do SUS vêm instalando em todo o País de maneira capilar a rede de atenção primária (AP) que garante acesso e qualidade à maioria da população brasileira. Dizemos sempre que a AP é a grande ordenadora e organizadora do SUS. Certamente, se não houvesse uma AP organizada, as dificuldades no enfrentamento da pandemia do SarsCov2 seriam muito maiores.

O trabalho da AP neste enfrentamento é constante, majoritário e, em grande parte, silencioso. De modo geral, milhões de procedimentos são feitos todos os dias em nossas unidades básicas de saúde e em domicílios através da AP, principalmente, pelas equipes da saúde da família e comunidade. Sem a ordenação da AP, manteríamos o estado de desorganização do sistema com consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, etc. isoladas, com distanciamento físico e funcional dos serviços, enorme retrabalho nas ações de saúde com custos elevados de todas as ordens e, o mais grave, um sistema não integrado e não resolutivo.

Como já manifestei em texto anterior, um sistema desorganizado produz, estimativamente, 200% a mais de encaminhamentos, pressionando as especialidades (policlínicas, centros de referência, Universidades etc.), e rede de urgência e emergência e de hospitais de maneira insustentável. Um adequado sistema de AP deve encaminhar, no máximo, 15% de seus pacientes a outras instâncias de atendimento hierarquizado e descentralizado. Assim, estima-se que 85% de todas as necessidades dos cidadãos devem ser providas pela rede de AP.

 

Porém, neste artigo, gostaria de discutir a posição fundamental da AP no enfrentamento do câncer em nosso país.

 

Todos sabemos que isto não é simples nas sociedades modernas pela sua complexidade e enorme abrangência. Sabemos ainda que há um leque também muito extenso de ações de prevenção, profilaxia e de diagnóstico precoce que estão inseridos dentro das atividades da AP. Tivemos, recentemente, dois meses dedicados aos dois tumores mais frequentes da humanidade e que são responsáveis por parcelas importantes das mortes em nossa sociedade. Assim são o “Outubro Rosa” dedicado ao câncer de mama e o “Novembro Azul” dedicado ao câncer de próstata. Nestes dois meses, a ideia é alertar mulheres e homens sobre estas neoplasias, grandes flagelos mundiais. Ambos estes tumores, os mais frequentes, são passíveis de rastreamento, orientações e encaminhamentos no âmbito da AP. São tumores curáveis em mais de 90% dos casos quando precocemente diagnosticados e tratados. Exames clínicos relativamente simples como a palpação das mamas, seguido de avalição através da mamografia (eventualmente ultrassonografia em mulheres mais jovens e de alto risco) para o câncer de mama, e o toque retal seguido do controle do PSA (antígeno prostático sérico) podem ser a diferença entre curar e viver livre destas doenças com tratamentos adequados e mais resolutivos.

 

Outro tumor onde a AP foi e é fundamental é o câncer de colo uterino.

 

A introdução na década de 70 do exame de “papanicolau”, citologia oncótica, coletado periodicamente e principalmente nas UBSs e com grande especificidade, mudou a história desta doença em nossa sociedade. Trata-se de exame simples, barato e coletado em nossa rede de AP. Dados de nosso registro de base populacional mostram uma dramática redução das mortes por este tumor, não aparecendo, em várias regiões de nossa cidade, entre as dez causas de morte por câncer nas mulheres. Grande vitória, histórica, mas que deve ser mantida. Para o enfrentamento do câncer de colo uterino não podemos nos esquecer da vacina anti-HPV, disponível a todos os jovens adolescentes. Trata-se do único tumor que se pode prevenir com vacina.

No âmbito da AP devemos nos preocupar ainda com outros tumores muito prevalentes e que vêm crescendo de maneira preocupante: o câncer de colo e reto independente do gênero e o câncer de tireoide na mulher. Em relação ao câncer de colo e reto, é necessário robusto programa de detecção de sangue oculto nas fezes (exame simples e barato) e colonoscopia nos casos suspeitos ou com história familiar relevante. Infelizmente, este é o tumor que mais cresceu em sua frequência e mortalidade.

Em relação ao câncer de tireoide, o exame clínico associado a ultrassonografia, quando necessário, são medidas fundamentais à suspeita diagnóstica. Não podemos nos esquecer do câncer de pulmão, frequente e muito letal. Podemos dizer com absoluta convicção que um dos programas de saúde pública mais exitosos foi aquele ligado ao anti-tabagismo. Tivemos nos anos recentes uma extraordinária redução do consumo de cigarros em nossa sociedade. Espero sinceramente que isto permaneça. Faço este alerta pois vemos que existem alguns sinais de elevação do consumo de tabaco entre os mais jovens e isto é muito ruim e vai causar muitos danos e agravos no futuro.

 

O rastreamento do câncer de pulmão não é tão simples. Porém, um bom seguimento clínico associado a tomografia computadorizada são os métodos que podem trazer benefícios em termos diagnósticos e abordagem terapêuticas precoces.

 

Este é um programa que exigirá cooperação entre a AP e especialistas para encontrarem os melhores caminhos, resolutivos e que possam melhorar o prognóstico deste tumor.

Finalmente, como hematologista, não poderia deixar de alertar sobre as neoplasias ligadas à nossa especialidade. Em 2019, dentro da cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro da Unicamp, um treinamento para o diagnóstico e encaminhamento destes tumores foi realizado para alertar médicos e profissionais de saúde para estas doenças.

As neoplasias hematológicas são doenças emergentes em todo o mundo e muitas delas podem ser suspeitadas ou mesmo diagnosticadas com o exame clínico e/ou análise do hemograma (exame mais solicitado em todo o mundo). Não tenho neste breve relato intensão de esgotar este assunto. Apenas gostaria de alertar e enfatizar a importância da AP no controle e no seu papel fundamental dentro do programa de oncologia.

Novamente, toda a prioridade à AP e ao SUS.

Carmino Antonio de Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020

Tags: atenção primáriaCarmino de SouzacolunistasHora CampinasLetra de Médicooncologiapolíticas públicasSaúde públicasus
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci
Colunistas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci

Por Daniela Nucci
9 de agosto de 2026

...

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
7 de agosto de 2026

...

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

6 de agosto de 2026
Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

6 de agosto de 2026
Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

5 de agosto de 2026
‘Ficar’ é um campo minado

‘Ficar’ é um campo minado

4 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • TIC tem uma das maiores frentes de obras do estado entre Campinas e Jundiaí

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.