A programação da 9ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (S.N.E), realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), continua nesta quarta-feira (4)), no Vitória Concept Hotel, em Campinas, com mais de 20 palestras de profissionais renomados de grandes empresas brasileiras e multinacionais.
Somente pela manhã, mais de 250 pessoas participaram do Fórum de Transformação Digital, encerrado às 12h30, e que debateu o uso de tecnologias para crescimento dos negócios. Ainda nesta quarta ocorre o Retail Meeting Moda, das 18h às 22h, que é voltado para o varejo da moda, com foco nas tendências do segmento e sua relação com outros setores como a sustentabilidade (ESG) ou uso de redes sociais como ferramenta de negócio.
O público aproximado para o Retail também é de 250 profissionais, quando será possível acompanhar palestrantes como a gerente geral da Burberry, Mariana Nakasato (especialista em gestão de moda e luxo); e Wellington José da Silva , diretor de produto digital da retailtech Amaro (especialista no uso ativo da tecnologia nos negócios do segmento)
Intitulado “O futuro dos negócios pela inovação”, o evento espera receber em 2023 um público estimado em 1.200 pessoas, com a oferta de mais de 10 horas de conteúdo. Ao todo, a S.N.E. já impactou mais de 15 mil empreendedores com 100 horas de conteúdo.
A estreia da edição 2023 foi na terça-feira (3) quando mais de 600 profissionais, a maioria do setor de tecnologia, participaram do “CLICK: o futuro que já está aqui”, evento da Prefeitura de Campinas. A programação será encerrada nesta quinta (5) com a edição especial do AC Networking Meeting, das 8h às 13h, que reunirá os empreendedores em rodadas de negócios.
“A SNE, que realizamos sempre em outubro, tem uma grande preocupação em qualificar o pequeno empresário, trazendo conhecimento sobre tecnologias que ele pode implementar em seus negócios e crescer”, diz a presidente da Acic, Adriana Flosi. Ela destaca ainda ser um momento estratégico, uma vez que o comércio da região está aquecido para os próximos meses do ano. “Estamos em um momento muito oportuno com aumento de contratações e aquecimento nas vendas com datas como o Dia das Crianças e a Black Friday, além de Natal e Ano Novo que tradicionalmente são datas importantes.”
Final do ano
Durante o evento, a presidente da Acic reafirmou os números de vagas temporárias projetados pelo departamento de economia da entidade para o final do ano. A entidade prevê aumento nas contratações temporárias de empregos entre outubro a dezembro – sendo o crescimento, puxado por datas de apelo comerciais como Dia das Crianças, Black Friday e feriados do final do ano (Natal e Ano Novo).
A estimativa é pela abertura em Campinas de 1.415 vagas temporárias neste mês de outubro, aumento de 2,17% na comparação com 2022, enquanto que para a RMC o crescimento será de 2.604, alta de 2,12%.
O crescimento para Black Friday (em novembro) em Campinas é estimado em 3,20%, com 129 novas vagas, e de 2,61% na RMC (com 365 novas vagas). Já para Natal e Ano Novo, a expectativa de contratação de temporários em Campinas e região é de 13.050 mil trabalhadores, uma alta de 2,80% sobre as 12.695 contratações de 2022.