A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas calcula que se estenderá até esta quarta-feira (28) o trabalho de remoção das 52 árvores e dos resíduos que caíram com as rajadas de vento e as chuvas do último sábado (24). São 15 equipes nas ruas, com 150 profissionais, para cortar, picar e limpar os restos de árvores que caíram. A prioridade é desobstruir vias e calçadas.
Cerca de 80% da remoção, calcula, a secretaria, já foram concluídos desde o final de semana, quando seis equipes atenderam os casos mais urgentes.
“A prioridade é retirar as árvores que caíram e obstruíram ruas, calçadas e avenidas. Até quarta-feira deve ser feita a limpeza e a recolha do restante do material”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
O maior volume de chuva registrado pela Defesa Civil de Campinas, em 72 horas, foi de 7 milímetros na região Leste, no fim de semana. No sábado, as rajadas de vento chegaram a 75,9 km/h por volta das 16h25 na região do Aeroporto Internacional de Viracopos, com relato de um fenômeno chamado “poeira soprada”, que é quando o vento promove a suspensão de areia, poeira e demais partículas do solo.
Segundo previsão do Cepagri da Unicamp, os próximos dias serão de céu claro e temperaturas em elevação. Não há expectativa de novos episódios de chuva ou de frio até o final de agosto, pelo menos. Após a passagem da frente fria pelo estado durante o final de semana, o tempo volta a firmar na região.
As temperaturas mínimas, aponta o Cepagri, ficam mais baixas até o início da manhã de quarta-feira, e períodos de ventos moderados poderão reforçar a sensação de frio durante a noite e começo das manhãs. As máximas estarão ligeiramente mais elevadas amanhã (terça-feira), e voltam a subir de forma mais acentuada a partir de quarta-feira.
A partir de quinta-feira, as mínimas devem ficar na faixa de 13 a 15°C e as máximas entre 30 e 32°C. Como a massa de ar de origem polar é caracterizada por um baixo teor de vapor de água, a partir desta terça-feira a umidade relativa do ar mínima já deverá atingir novamente valores baixos, em torno de 30% nos períodos da tarde.