13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

A mentira vestida de verdade – por Luis Norberto Pascoal

Luis Norberto Pascoal Por Luis Norberto Pascoal
5 de junho de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
A mentira vestida de verdade – por Luis Norberto Pascoal

Foto: Pixabay

Já reparou como as redes sociais têm manipulado informações e transformado fatos falsos em verdades absolutas? Estamos vivendo um momento de muita hipocrisia, no qual muita gente diz algo só para enganar o outro. Eu chamo isso de momento ‘cara de pau’. São mentiras contadas ou escritas em mídias sociais, com interesses escusos, e, pela minha observação, isto tem afetado diferentes pessoas no mundo todo.

Há uma antiga parábola chamada ‘A Mentira Vestida de Verdade’ que tem feito muito sentido ultimamente: “A mentira vestindo-se com as roupas roubadas da verdade, saiu bela e formosa enganando a todos. A verdade, por sua vez, recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e, por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua. Mas, aos olhos das outras pessoas, era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua.”

Recentemente, Elon Musk declarou que permitiria Donald Trump de volta ao Twitter. Enquanto Mark Zuckerberg usa o seu Facebook ameaçando a democracia. Os magnatas da tecnologia, que dominam a vida jovem, transformam a forma como consumimos informações. Só mentiras travestidas de verdades.

O impacto destrutivo das teorias da conspiração desenfreadas online, do discurso de ódio e da influência do dinheiro nos jovens são um obstáculo, uma distração ou uma fantasia de um futuro moldado puramente pela tecnologia sem humanismo.

Ao escrever este texto gostaria de estar errado. Embora mudar de ideia seja fácil, não consigo neutralizar esse radicalismo desumano e seu comportamento negacionista. O risco é grande, e a mentira vestida da verdade tem levado muita gente ao beleléu. Temos que encontrar a verdade e suas vestes para neutralizar as ideias malucas.

O que poderia nos salvar dessas mentiras?

Se pudermos obter dados concretos de quem começou a história apresentada e quem essa pessoa representa, poderíamos encontrar o fato verdadeiro. Mas como isso é difícil, devemos ter muito cuidado em acreditar no que recebemos nas mídias sociais, cada dia mais fúteis e mentirosas.

Mesmo as mais mentirosas e negativas mas bem-sucedidas reproduções digitais, somente podem nos atingir se formos frágeis.

Se formos coerentes e consistentes com alguma coisa que possamos acreditar e que já experimentamos em nossas vidas, não cairemos nessa ladainha. Sabemos que a maioria das pessoas são boas e seus desejos também. O desafio começa em grupos mínimos que, usando as redes sociais, promovem o medo e a exacerbação de ideias falsas e loucas, rachando nossos cérebros. E, como ele é vulnerável, podemos cair em “contos do vigário monetário e ou intelectual.

Foto: Pixabay

Mas o que podemos fazer? Podemos criar um sistema para filtrar o risco de cairmos nessas armadilhas. Se desejamos encontrar algo que não esteja nos deformando devemos verificar muito bem as fontes originais dessa possível desinformação, verificar se a fonte inicial é confiável, se as opiniões acessórias não estão contaminadas e se as correções propostas são radicais.

Quando você é confrontado com um fato dissonante, pense 100 vezes antes de apertar o botão de repetição. Pois muitas vezes, se o fizer sem pensar, você será parte desse movimento de hipocrisia.

Se não trituramos os dados e as fontes toda vez que chega algo contraditório ou que muitas vezes confirma a visão de mundo, estaremos deixando as mentiras se tornarem verdades e as nossas chances de melhorar o que não está bom.

O que fazer? Pelo lado positivo, devemos acreditar. Há muita gente boa, que sabe incentivar o raciocínio baseado em evidências, como a única forma capaz de nos salvar. A ciência e o jornalismo competente também são as principais formas públicas que nos ajudam, já as mídias sociais não pensam desse modo e ficam felizes com o propósito de desinformar para lucrar.

Uma das razões pelas quais as pessoas se identificam tão fortemente com grupos em redes digitais é o declínio da autoconfiança. Parece que estamos ficando para trás e precisamos dessa muleta.

Não caia nessa! Seja você sempre. E acredite em você, acredite nas instituições que são sérias. Não caia na rede de mentiras e não entre em recompensas sociais para ganhar status.

Não existe bala mágica para resolver este desafio enorme. Temos que encontrar força para fazer a diferença na confiança construída em um nível crítico, apenas tratando as pessoas com respeito e reconhecendo suas qualidades e ações positivas. Essa deve ser a melhor rede social.

Saber ouvir e escutar para depois colocar sua forma de pensar sem tentar disputar, vale muito. Se você começa negando o outro, as possibilidades ficam comprometidas e convidaremos o mundo a piorar. E o momento ficará mais crítico. Vamos pensar neste tema?

 

Luis Norberto Pascoal é empresário, empreendedor e incentivador de projetos ligados à educação e à sustentabilidade. A Fundação Educar Dpaschoal é um dos pilares de seu trabalho voltado ao desenvolvimento humano e social

Tags: ArtigociênciacredibilidadeHora CampinasinformaçãojornalismomentiraOpiniãoredes sociaissociedadeverdade
CompartilheCompartilheEnviar
Luis Norberto Pascoal

Luis Norberto Pascoal

Os incomodados que mudem o mundo

Notícias Relacionadas

Será que você ainda cabe onde você está? – por Thiago Pontes
Colunistas

Será que você ainda cabe onde você está? – por Thiago Pontes

Por Thiago Pontes
13 de janeiro de 2026

...

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza
Colunistas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
12 de janeiro de 2026

...

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

10 de janeiro de 2026
Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

9 de janeiro de 2026
Presidente interina da Venezuela defende agenda de colaboração

O perigoso negócio que mata – por Gustavo Gumiero

8 de janeiro de 2026
Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

7 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.