Um ano após os primeiros casos de Covid-19 no País, nos encontramos na pior fase da pandemia. Muitos hospitais estão no limite de leitos de enfermaria e UTI, e isso acaba assustando algumas pessoas, que, com medo de procurar um médico, deixam de fazer consultas preventivas, deixam de procurar um serviço de saúde quando sentem algum sintoma diferente e, em alguns casos, até deixam de fazer o acompanhamento de doenças já diagnosticadas. É inegável que este momento exige muitos cuidados para evitarmos a transmissão do coronavírus, mas deixar a saúde de lado pode ser um grande erro. Não sabemos por quanto tempo essa pandemia vai durar, e adiar diagnósticos e tratamentos pode complicar muitas doenças.
Evite, na medida do possível, ir a um hospital sem necessidade, mas não deixe de procurar um médico de confiança em outros ambientes. Consultórios, clínicas médicas e clínicas de exames adotaram protocolos rígidos para evitar a contaminação.
Esses protocolos vão desde uma triagem por telefone antes do atendimento até uma triagem no dia, com aferição de temperatura e preenchimento de questionários sobre possíveis sintomas recentes e contato com pessoas contaminadas; higienização constante de ambientes; utilização de máscara obrigatória a todos os pacientes; utilização de EPIs por toda a equipe; proibição de acompanhante, entre outros… Enfim, uma série de medidas para garantir a segurança de pacientes, médicos e demais colaboradores.
É importante termos consciência de que, apesar do foco, por motivos óbvios, estar relacionado à Covid-19, outras doenças continuam acontecendo e, quanto mais cedo tratadas, maiores as chances de cura. Não negligencie um tratamento para doença crônica, não deixe de procurar ajuda se apresentar algum sintoma diferente, não deixe de fazer a prevenção. Proteger sua saúde na pandemia vai muito além da prevenção à Covid-19.
Dificilmente você se contaminará em um ambiente médico, que toma todos os cuidados necessários. Os riscos de contaminação são muito maiores em outros ambientes. E, por falar nisso, você anda fazendo a sua parte?
Use máscara sempre que estiver fora de casa (e até dentro de casa, caso tenha alguém com suspeita no ambiente), nunca toque na parte da frente da máscara e, assim que chegar em casa, lave-a. Não utilize a mesma máscara mais de uma vez. Higienize as mãos com álcool em gel ou com água e sabão frequentemente, principalmente quando tocar em algo diferente.
Mantenha distanciamento social nos ambientes e, em hipótese alguma, participe de aglomeração.
Sabemos o quanto estão cansados com tudo isso – acreditem, nós, médicos, também estamos -, mas enquanto não houver uma vacinação em massa, essa é a única forma de nos prevenirmos. Precisamos barrar essa alta transmissibilidade do vírus. E não adianta o governo impor restrições mais ou menos severas se não fizermos a nossa parte. São atitudes simples que valem a vida.
Admar Concon Filho é cirurgião bariátrico, cirurgião do aparelho digestivo e médico endoscopista; palestrante internacional, presidente do Hospital e Maternidade Galileo e fundador e coordenador do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos