13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Universidades brasileiras estão entre as melhores da América Latina – por Carmino de Souza

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
7 de novembro de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Universidades brasileiras estão entre as melhores da América Latina – por Carmino de Souza

Foto: Freepik

Sou professor de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1979 sendo Titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas desde 2001. Este é um grande orgulho e, muito mais que isto, uma enorme responsabilidade. Vimos nossa Universidade crescer e vimos as Ciências da Vida ocuparem cada vez mais espaço, não apenas na formação de alunos de graduação, como era em meu tempo de estudante, como na pós-graduação e na geração e apropriação de conhecimentos. Este movimento virtuoso ocorreu em nossa Universidade, não só na área da Saúde, mas em todas as áreas do conhecimento.

A Unicamp se tornou grande protagonista na ciência, apesar de sua juventude (pouco mais de 50 anos de sua fundação). Vimos ainda que, esta evolução ocorreu em várias Universidades brasileiras e, principalmente, nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Com a autonomia universitária garantida pela constituição de 1988 e com o apoio fundamental das Fapes (fundações de apoio à pesquisa dos Estados), em São Paulo a nossa Fapesp, o CNPq e a Capes, vimos o Brasil evoluir e ocupar lugar de destaque na ciência mundial. Em muitas áreas do conhecimento temos liderança mundial. Vamos esquecer um pouco a atual conjuntura nacional de negligência neste campo, vai passar….

O importante é que continuamos a evoluir e nossas Universidades estão entre as melhores da América Latina (AL) e algumas delas já inseridas entre as melhores do mundo nos vários rankings divulgados através do mundo. Neste último mês de julho, a revista inglesa Times Higher Education apresentou o seu ranking demonstrando que o Brasil tem 72 das 197 melhores instituições de ensino superior da AL e 35 entre as 500 melhores Universidades do mundo em 2022. Destas, 28 estão entre as 50 com melhor avaliação regional.

A Universidade de São Paulo (USP) está em segundo lugar, a Unicamp em terceiro e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em quarto atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile. Completa o Top 5 deste ranking o Tecnológico de Monterrey do México. A seguir temos a Universidade Federal de Santa Catarina (6º), Federal do Rio Grande do Sul (8º), Federal de Minas Gerais (9º), PUC do RJ (10º), Federal do Rio de Janeiro (11º) e Unesp (12º). Dentre as 20 melhores, 12 são brasileiras e quatro paulistas. A pesquisa mostra ainda que estamos melhores em grande parte dos itens avaliados, mas que precisamos melhorar em relação ao índice médio de impacto científico das publicações, na inclusão de estudantes estrangeiros e no incremento das cooperações científicas internacionais com outras Universidades e/ou Institutos de pesquisa.

Estes dados mostram o quanto evoluímos em termos da ciência e das pesquisas. Um enorme desafio futuro, entretanto, está na translação de todo o conhecimento gerado, isto é, como transformar tudo isto de modo prático, econômico e eficiente em produção de bens e serviços e na melhoria do bem-estar de nossa população. Temos o diagnóstico preciso de que devemos reduzir, o mais rápido possível, nossa dependência externa de produtos como ficou sobejamente demonstrado durante a pandemia do SarsCov2.

Se por um lado estamos evoluindo bem no campo da ciência, precisamos melhorar no campo da inovação e mais do que isto transformar estes ganhos em domínio do conhecimento que nos permita recuperar nossa capacidade de produção de produtos essenciais como, por exemplo a produção de fármacos e imunobiológicos.

O Brasil hoje produz ou isola pouquíssimos princípios ativos no campo farmacêutico o que nos coloca em situação de constante risco à saúde de nossa população. Somos grandes importadores e “envasadores” de matérias-primas neste campo oriundas, principalmente, da China, Índia e Coreia do Sul. Importante dizer que, neste ponto, já fomos melhores no passado. Precisamos retomar este tema entendendo que a globalização veio para ficar, mas que devemos definir limites de segurança e as nossas prioridades como país. Um exemplo absolutamente fundamental são os fármacos para doenças negligenciadas. Ninguém produzirá grande parte destas drogas por nós.

Outra grande preocupação está com as drogas quimioterápicas tradicionais para o enfrentamento do câncer, cada vez mais escassas e indisponíveis. Drogas inovadoras como os Imunobiológicos, as vacinas, os anticorpos monoclonais, os inibidores de tirosina-quinases e os hemoderivados (imunoglobulinas e fatores anti-hemofílicos) também são estratégicas ao país e precisam ser cuidadas com a devida prioridade.

Enfim, todo o sucesso de nossa ciência e pesquisa obtida através das fundamentais atividades acadêmicas de nossas Universidades, deve ser transformado em um projeto de país mais autônomo, independente e seguro.

Não há qualquer sentido isolacionista no que escrevo. Creio até que a grande maioria destes avanços se darão através de acordos soberanos ou com entidades privadas. O importante é que esta produção de bens e serviços esteja perto de nós garantindo assim a segurança na assistência, cuidado e suporte a nossa gente e as nossas instituições.

 

Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020. Atual secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo.

Tags: Carmino de SouzacolunistasEducaçãoensinofármacosformaçãoHora CampinasLetra de MédicomedicinapesquisasaúdetratamentosUnicampuniversidade
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

Será que você ainda cabe onde você está? – por Thiago Pontes
Colunistas

Será que você ainda cabe onde você está? – por Thiago Pontes

Por Thiago Pontes
13 de janeiro de 2026

...

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza
Colunistas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
12 de janeiro de 2026

...

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

10 de janeiro de 2026
Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

9 de janeiro de 2026
Presidente interina da Venezuela defende agenda de colaboração

O perigoso negócio que mata – por Gustavo Gumiero

8 de janeiro de 2026
Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

7 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.