Fim de prova, prata. Logo na sequência vira ouro, se comemora, mas uma decisão quase 24h depois, frustra o sonho dourado. Que história é essa?
A atleta da Orcampi de Campinas Marlene Ewellyn Santos terminou os 400m com barreiras nos Jogos Pan-Americanos de Santiago com a prata garantida no Coliseu do Estádio Nacional, na noite de sexta-feira com 57seg18, mas a campeã, a panamenha Gianna Woodruff, acabou desqualificada por empurrar uma barreira em vez de transpô-la.
Depois do recurso do Panamá, na prova dos 400 m com barreiras, a organização reverteu a decisão e devolveu a medalha de ouro para Gianna Woodruff, que venceu com 56seg44. Com isso, Marlene Ewellyn Santos ficou com a prata, com 57seg18, seguida de Daniela Rojas, da Costa Rica, com 57.41.
“Achei justa a decisão e ficaria triste se a panamenha perdesse o ouro”, disse a atleta que dormiu com o ouro na sexta-feira. “Estou de verdade muito feliz com a prata”, completou a atleta de 24 anos, que deixou o Rio de Janeiro para treinar em Campinas.
Outra atleta da Orcampi, Tiffani Marinho, também está levando medalha na bagagem. A atleta de 24 anos garantiu duas medalhas de prata: no revezamento 4x400m misto e no revezamento 4x400m feminino. A equipe formada por Douglas Mendes, Letícia Nonato, Lucas Vilar e Tiffani Marinho cruzou a linha de chegada em segundo lugar, com 3:18.55. O ouro ficou com a República Dominicana, com 3min16s05, com os Estados Unidos em terceiro, com 3min19s41.

No 4x400m feminino, Jainy Suellen, Leticia Maria, Anny Caroline e Tiffani Marinho completaram a prova em 3m34s80, ficando atrás das cubanas (ouro) e das atletas da República Dominicana (prata).
“Estou tão feliz com essa competição. Não foi o tempo que a gente esperava, mas foi o suficiente para subir no pódio. A gente sabia que tínhamos condições de brigar por uma medalha, só não sabíamos ainda a cor e só de cada um ter se entregado e ter dado o melhor, isso já me deixa bastante feliz”, explicou Tiffani.
A Orcampi esteve nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 com o total de cinco atletas na delegação brasileira de atletismo.
Márcio Telles foi sétimo colocado nos 400m com barreiras (50s80) e Thiago Rosário ficou com a sexta posição nos 1500m (3min40s48). Valdileia Martins foi quinta colocada no salto em altura com 1.78m.
O treinador Evandro Lázari, responsável pela preparação de Marlene Santos, Tiffany Marinho e Márcio Telles avaliou como positiva a performance dos atletas em Santiago, uma vez que o trio está na oitava semana de treinamento do planejamento 2024, ou seja, em início de temporada.
“O nosso objetivo era estar na final. A Tiffany correu 52s, Marlene era esperado correr 57s, correu e o Márcio correr 50s e correu. Isso dá uma perspectiva muito boa para 2024. Nossa perspectiva é dos três estarem na Olimpíada. Tiffany e Marlene estão numa situação muito boa e o Márcio vai sair para fazer índice ano que vem. A participação dos três no Pan foi excelente”, comentou o técnico Evandro Lázari, da Orcampi.
CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS:
