Pode colocar na conta. O vôlei masculino conquistou seu quinto ouro em Jogos Pan-Americanos. Ao vencer a Argentina na decisão de Santiago 2023 por 3 sets a 0 (25/23; 25/13; 25/22), na noite deste sábado (4) na Arena do Parque O’Higgins, a seleção volta ao alto do pódio após 12 anos (último ouro no Pan foi em Guadalajara 2011). A Colômbia, comandada pelo brasileiro Jorginho, bateu Cuba por 3 sets a 1 e ficou com a medalha de bronze.
“O grupo hoje foi espetacular. Estive no Pan de Toronto em 2015, tínhamos o ouro na mão e perdemos para a Argentina e ficou esse gosto ruim. Agora veio essa medalha, uma conquista importante”, comentou o central Otávio, capitão da seleção nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Eleito o melhor saque e oposto do Pan, Darlan deixa o Chile bastante satisfeito com a sua performance e pronto para mais momentos com seleção, assim como no Pan, o jovem jogador teve destaque no Pré-olímpico.
“O que me deixa satisfeito é que entreguei meu 100%, buscamos essa medalha de ouro e construímos com bons jogos esse resultado. A cada campeonato é mais uma oportunidade para evoluir e agora é comemorar um pouco, pois não é todo dia que se ganha uma medalha de ouro”, afirmou o oposto brasileiro.
Além da premiação especial de Darlan, Honorato foi eleito o MVP dos Jogos Pan-Americanos, Brasília foi o melhor levantador e Maique a melhor recepção.
Jogo
O início de jogo foi favorável para Argentina que logo de cara abriu 3 a 0 no primeiro set, veio forçando saque e aproveitando as bolas rápidas do levantamento de González.
Sem conseguir um bom passe, o Brasil teve dificuldades para contra-atacar.
Os argentinos controlaram o placar até 15/19, então a seleção retomou a concentração e com a inversão do 5/1 com Felipe Roque e Thiaguinho em quadra, um novo desafio para o adversário, mapear novas jogadas.
No bloqueio de Otávio, o Brasil empatou 19/19, assumiu o placar com ace do capitão (21/20) e fechou no ataque de Judson pelo meio com 25/23.
A vitória de virada no primeiro set trouxe o comportamento do Brasil neste Pan – Americano de volta pra quadra. Confiante, com saque potente e bem postado na defesa.
Logo de cara abriu 5/0, manteve produtividade no ataque e simplesmente administrou a larga vantagem em quadra. Com 18/10, a Argentina aproveitou para dar rodagem para os atletas do banco de reservas, mantendo apenas Conre e o líbero Scarpa em quadra. Brasil abriu 2 sets a 0 na partida com 25/13.
Um título construído com paciência e tranquilidade. Os comandados do técnico Giuliano Ribas controlaram a ansiedade, trabalhando com a vantagem na troca de pontos com os argentinos e em nenhum momento foram ameaçados.
O alto do pódio em Pan-Americano voltou para vôlei masculino do Brasil no erro de saque de Soria, 25/22.
A seleção masculina começou a partida com Brasília, Darlan, Adriano, Honorato, Otávio, Judson e o líbero Maique. Entraram Felipe Roque, Thiaguinho e Maicon.
Histórico – Vôlei em Pan-Americanos
Total de 27 medalhas:
9 ouro
11 prata
7 bronze
Sendo que do vôlei masculino são:
5 ouro
7 prata
5 bronze