Três atletas da Orcampi/Unimed Campinas estão participando do Camping Internacional de Treinamento e Competição, nos Estados Unidos. Acompanhados do treinador Evandro Lázari, os atletas Tiffani Marinho, Márcio Teles e Alexander Russo integram o Programa de Preparação Olímpica (PPO), uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com as Confederações de cada modalidade.
Em meio à pandemia de Covid-19, a ida dos atletas foi possível graças a um acordo entre o COB e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos. “O camping será importante tanto como treinamento como pela possibilidade de os atletas competirem, não só individualmente, mas também de revezamentos 4×400 metros masculino e feminino. Não temos nenhum evento previsto para o revezamento misto, mas a oportunidade de reunir o grupo e treinar é muito importante”, explica Evandro Lázari, treinador da Orcampi/Unimed Campinas.
A rotina dos atletas no Chula Vista Elite Athlete Training Center, em San Diego (EUA) conta com testes e avaliações realizados pelo Laboratório Olímpico do COB nas áreas da bioquímica, fisiologia, biomecânica, entre outras.
No último sábado (10) aconteceu o Franson Classic Track & Field, realizado em Azusa (EUA). Tiffani venceu os 400 metros e foi o destaque com o excelente tempo de 51.88 – a 22ª melhor marca do mundo em 2021. Alexander Russo foi o segundo colocado nos 400 metros com 46.70, resultado muito bom para o início da temporada.
Agora os representantes de Campinas seguem treinando em Chula Vista. Tiffani e Alexander buscam os índices exigidos para os Jogos de Tóquio e Márcio – que já está qualificado – segue a sua preparação sob orientação do treinador Evandro Lázari.
Open de Velocidade no CNDA
O calendário de competições sofreu alterações devido à situação da pandemia no estado de São Paulo. Para que os velocistas tivessem a oportunidade de melhorar as suas colocações no ranking brasileiro dos 100 e dos 400 metros – e assim buscar uma vaga na seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Revezamentos – foi realizado o “Open de Velocidade” em Bragança Paulista, nos dias 9 e 11 de abril.
Marlene Santos foi o destaque com a melhor marca de sua carreira nos 400 metros (53.95), conquistando o segundo lugar na prova disputada na última sexta-feira (9/4). Bruno Benedito também fez uma boa marca nos 400 metros (47.29) ficando em terceiro lugar.
A Orcampi, fundada em 1997, vem contribuindo com o desenvolvimento do atletismo brasileiro e oferecendo aos jovens uma oportunidade de transformação social através do esporte. A equipe foi idealizada pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima no período que ele treinava e morava em Campinas (SP). Por essa razão, está sediada na cidade e realiza suas atividades no Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR). A organização já atendeu mais de 5.500 participantes e é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e rendimento.
(Com informações da Assessoria da Orcampi)