O “Bar do Durante”, campeão do concurso Comida di Buteco 2025 na região de Campinas, foi vice-campeão na etapa nacional. O resultado foi divulgado na última semana em São Paulo.
O bar, localizado em Jaguariúna, foi premiado pelo Joelhinho à pururuca, prato composto por joelho de porco defumado à pururuca com mandioca cozida e manteiga de garrafa.
O campeão nacional foi a “Confraria do Fraga” de Belém-PA. Ao todo, 1054 bares de todo o país participaram do concurso este ano.
Trazendo o conceito “Paixão pelo buteco”, o concurso Comida di Buteco celebrou 25 anos de vivências por 27 circuitos em todo o país.
Em Campinas, Jaguariúna e Sumaré foram 62 botecos participantes da 15ª edição.

O conceito da edição de 2025 ressaltou a ideia do buteco como um símbolo de permanência em um mundo em constante transformação. Ele é o cenário de momentos marcantes, um local onde crises passam, mas as histórias de vidas e a paixão pelo buteco continuam vivas, envolvendo toda a comunidade em torno deste universo que denominamos “nação butequeira”: butecos, consumidores, patrocinadores, apoiadores, poder público e mídia.
Foram 27 circuitos abrangendo cerca de 50 municípios de norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a participar dessa grande eleição nacional envolvendo quase 1.200 butecos.
História e dinâmica do Concurso
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz. Com voto popular e de jurados é eleito o melhor buteco da cidade.
Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
A cada edição 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o Campeão Nacional.