28 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Biodiversidade ameaçada é tema do “Ciência e Cultura, vamos brincar?”

Os impactos do fogo para a fauna e a flora é o assunto do quinto episódio do programa Ciência e Cultura, vamos brincar?

Redação Por Redação
7 de setembro de 2021
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, da Cia. Bola de Meia. Fotos: Divulgação

Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, da Cia. Bola de Meia. Fotos: Divulgação

O Brasil tem a maior biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 103 mil espécies animais e cerca de 43 mil espécies vegetais. Mas esse tesouro se encontra ameaçado. O avanço das queimadas tem colocado em risco a vegetação e os animais de diversas regiões em todo o país. Esse é o tema do próximo episódio do “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, do Projeto WASH, que vai ao ar na quarta-feira (8).

Com o título “Os impactos do fogo para a fauna e a flora”, o episódio traz informações sobre a biodiversidade da fauna e flora no país, com entrevista, música e contação de histórias, entre outras curiosidades. O Ciência e Cultura é exibido toda quarta-feira, às 12h, na TVT, com reprise na quinta, às 17h. Na Grande São Paulo sintonize no canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistido no canal 512 NET HD-ABC. Também é exibido simultaneamente no Youtube. Mais informações no https://wash.net.br/ciencia-e-cultura-vamos-brincar/

Idealizado pela pesquisadora Elaine da Silva Tozzi, coordenadora do Projeto WASH no Paraná/Pr, o programa tem a proposta de levar conhecimento para as crianças, adolescentes, jovens, enfim, para o público intergeracional pelo viés da arte,  da cultura e da comunicação científica.

Wil Namen, físico do Movimento Nós Somos a Ciência e apresentador do programa

Esse episódio vai tratar das ameaças que a biodiversidade da flora e da fauna no Brasil vivenciam neste momento, em razão da falta de preservação ambiental e da irresponsabilidade daqueles que apostam nas queimadas por interesses econômicos.

O episódio aborda, também os biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e os Pampas gaúchos – e convida todos a preservarem esse rico patrimônio que o Brasil vem destruindo, sistematicamente. Lembrando que cada bioma abriga diferentes tipos de animais e plantas, muitos deles ameaçados de extinção.

O físico Wil Namen, do Movimento Nós Somos a Ciência, apresentador do programa, entrevista Liana Anderson, bióloga e pesquisadora do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). E a pesquisadora é enfática ao afirmar que “a floresta não pega fogo sozinha”. Ela fala de como o fogo impacta as florestas, os moradores próximos e também os de outras regiões, afetadas pela fumaça até mesmo da Amazônia.

Para este episódio, a Cia Cultural Bola de Meia preparou uma contação de história bem interativa. “Dona Lili e a onça” é contada e cantada por Jacqueline Baumgratz e Celso Pan e fala dos bichos, das plantas, da busca por uma onça e do fogo na mata. A equipe do Projeto WASH ainda disponibiliza um vídeo que vai mexer com a emoção do público, ao mostrar a luta de nossa fauna pela sobrevivência.

As imagens foram produzidas pelo coordenador do Projeto WASH junto ao CNPq, Victor Pellegrini Mammana que apresenta uma cena comovente de um tatu bebendo água da garrafa. Mammana conta que acompanhava um amigo apoiando no combate a incêndios no Norte de São Paulo, em 2020.

Os conteúdos apresentados no Programa Ciência e Cultura são disponibilizados em Libras e legendados, uma iniciativa para garantir mais acesso e a respeitar a pessoa com deficiência. O Ciência e Cultura, vamos brincar? é uma coprodução do Projeto WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia Cultural Bola de Meia, com apoio do CNPq e dos deputados federais que aportam recursos para educação científica e tecnológica.

 

Tags: biodiversidadeCiência e CulturacontaçãohistóriasprogramaprojetoYouTube
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Flávia Carvalho Jackson nasceu em Campinas e está radicada nos Estados Unidos. Fotos: Divulgação

Artista plástica campineira expõe pela primeira vez no Brasil

28 de junho de 2022
A Orquestra de Viola Caipira dividirá o palco com Renato Teixeira. Foto: Divulgação

Concha Acústica recebe dois shows neste final de semana

28 de junho de 2022
Choro das 3 & Paulo Paolillo  abre a programação na quinta-feira em Campinas - Foto: Flavio Torres/Divulgação

Sesi Amoreiras recebe mostra de música erudita

27 de junho de 2022
Adelio Sarro construiu uma sólida carreira, com mais de 300 exposições em quatro continentes - Foto: Divulgação

Radicado em Vinhedo, Adelio Sarro celebra 50 anos com exposição e livros

27 de junho de 2022
Foto: Reprodução

‘Birita Procura-se’ estreia no palco do Barracão Teatro em Campinas

25 de junho de 2022
Festa em Piracicaba: Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão - Foto: Divulgação

Festival Japão na Praça movimenta Piracicaba com a cultura nipo

24 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Fachada da unidade: instalações foram concebidas para atender a um grande fluxo de pacientes com surdez profunda e candidatos à reabilitação por Implante Coclear Foto: Antoninho Perri/Unicamp/Divulgação

    Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Leilão do Detran em Valinhos tem Audi A3 por R$ 8,5 mil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Academias de Campinas dão adeus a Fernando Antonio Abrahão e Dalton Tóffoli Tavolaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Moda atemporal: conforto, elegância e sustentabilidade para usar todo o ano – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist