A primavera fria e atípica dará lugar às altas temperaturas neste final de semana, mas o calorão irá durar pouco tempo. Uma nova frente tem data para chegar a Campinas e região. No início da próxima semana, de acordo com a Metsul, um novo sistema deverá trazer temperaturas mais baixas. Há previsão de chuva já a partir desta segunda-feira (27).
As áreas de instabilidade continuarão até quarta-feira (29), quando as temperaturas voltarão a cair na região. Segundo previsão do Climatempo, as máximas ficarão em 23°C, podendo chegar a 19°C na sexta-feira. Não são esperadas chuvas volumosas.
Essa grande massa de ar frio para esta época do ano vai avançar sobre o Brasil com queda de temperatura em vários estados neste fim de outubro, trazendo marcas nos termômetros muito abaixo das médias históricas, projeta a MetSul Meteorologia.
A frente, diferentemente da última que avançou muito rapidamente, terá deslocamento mais lento, de acordo com a Metsul. Precedendo a chegada da frente, o ar mais quente irá predominar no estado de São Paulo. A previsão para Campinas é de até 34°C no domingo. Na segunda e na terça, a média será de 30°.
A Metsul detalha que no Sudeste, a chuva deve atingir grande parte da região nos próximos dez dias. Os maiores acumulados são indicados para pontos de São Paulo, mas os volumes serão irregulares no estado.
O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou mínima de 11,2º C na madrugada desta terça-feira, às 5h50, durante a última frente fria. A última vez que a cidade teve frio tão intenso em outubro foi em 2016, com temperatura mínima de 11,7º C.











