O Guarani anunciou, nesta quinta-feira (23), uma parceria com a Win The Game, empresa de negócios da área de esporte e entretenimento, que tem a holding da BTG Pactual como sócia e a EY Brasil, que trabalha com consultoria e auditoria. O contrato é válido por três anos.
A iniciativa prevê o desenvolvimento de um trabalho com uso de inteligência de dados para diagnosticar a percepção, desejos e adversidades enfrentadas pelos torcedores nos canais comerciais do clube. Este projeto de transformação digital do clube faz parte da implementação de uma reestruturação estratégica sobre dívidas, a profissionalização do modelo de gestão e criação de um novo modelo de governança corporativa capaz de ampliar a transparência e o controle de riscos, de forma a tornar o clube mais atraente para patrocínios e parcerias comerciais.
Todos esses pontos citados acima são fundamentais no processo de transição entre um clube que trabalha no modelo associativo e pretende mudar a gestão do futebol para Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Segundo o Guarani, faz parte do processo apoiar a administração do Clube na ampliação do debate sobre a possibilidade de se constituir ou de se tornar uma SAF de forma a estar mais próxima do capital privado financeiro.
“O objetivo é desenvolver uma renovação partindo da estruturação do ambiente digital do Guarani. A partir de uma minuciosa análise de dados vamos compreender melhor os anseios e desejos dos torcedores e demais stakeholders do clube e com isso elaborar serviços e produtos que os atendam da melhor maneira possível”, afirma Claudio Pracownik, sócio fundador e CEO da Win The Game.
“A WIN e sua relação extremamente efetiva com o mercado financeiro pretende identificar e intermediar acordos de parcerias comerciais com marcas daqui e de fora do Brasil, ampliando a receita e expandindo os mercados que o clube atua”, complementa.
De acordo com nota oficial divulgada pelo Bugre, com informações e um banco de dados estruturado e completo, será possível gerar mais valor aos produtos e serviços do clube e também melhorar valores de patrocínio.
“Qualquer empresa que pense no longo prazo, visando garantir sua longevidade, precisa contar com uma boa estrutura de governança, um dos pilares fundamentais nesse processo. Estamos passando por um momento de transformação da indústria do futebol, com novos players e maior regulação, e o Guarani tem em mente um projeto de crescimento sustentável que parte de uma governança robusta”, explica o diretor executivo para o Mercado Esportivo da EY Brasil, Pedro Daniel.
Entre as principais atividades que serão desenvolvidas pela Win The Game e a EY Brasil com o Guarani Futebol Clube estão um minucioso diagnóstico da estrutura atual. A partir de então, serão traçadas estratégias com base na expertise das duas empresas em conjunto com os executivos e dirigentes do Guarani, considerando-se o estudo de padrões regulatórios, reportes públicos à interlocutores do mercado, análise de compliance, além do mapeamento da saúde financeira do clube.
A transação foi intermediada pela Acqua Vero, assessoria de investimentos. “Nossa especialidade é ter proximidade no relacionamento com o cliente, entender demandas e buscar parceiros que melhor se encaixam. Foi exatamente assim que aconteceu com o Guarani”, afirma Lucas Alves, sócio e Head de Soluções Corporativas da Acqua Vero.
“Para o Guarani, é uma satisfação muito grande atuar como parceiro da Win The Game/BTG Pactual e da Ernst & Young neste projeto. O futuro do futebol brasileiro caminha com a modernização, em todos os aspectos, e é isso que buscamos. Com a profissionalização e organização de todos os departamentos do clube, contando com a expertise de empresas renomadas no mercado. Trata-se de um marco para a administração do Guarani”, diz Ricardo Moisés, presidente do Conselho de Administração do Guarani.