A população tem até o dia 28 de outubro para analisar as propostas do município referentes à meta de reduzir mortes e lesões no trânsito até 2032 e sugerir estratégias. As iniciativas estão contidas no Plano de Segurança Viária (PSV), aberto para consulta pública.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em cerimônia realizada no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento reuniu cerca de 150 pessoas e integra as atividades da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023.
Trata-se do primeiro Plano de Segurança Viária desenhado pelo município, que norteará as políticas públicas alinhadas ao compromisso de salvar vidas e reduzir o número de feridos graves nas vias urbanas e rodovias de Campinas.
Coordenada pela Emdec e pela Secretaria de Transportes (Setransp), a elaboração do PSV é apoiada pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e pelo WRI Brasil.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, apresentou o cenário da segurança viária em Campinas e as ações realizadas pelo município para reduzir os índices de sinistros (acidentes). Campanhas de conscientização, blitze educativas para motociclistas e em pontos críticos, intervenções de urbanismo tático, ampliação da malha cicloviária e obras de geometria estão entre as medidas.
Convite ao engajamento
“O Plano de Segurança Viária é um compromisso da cidade de Campinas para salvar vidas no trânsito. Até o momento, estamos no caminho certo. Porém, o Poder Público não faz nada sozinho. Essa etapa dá voz e chama a sociedade para se engajar na missão de construir um trânsito mais seguro para todos”, destacou Riverete.
Estratégias para salvar vidas
O PSV campineiro contemplará seis eixos: Gestão e Coordenação; Mobilidade e Vias Seguras; Fiscalização; Dados e Evidências; Comunicação e Educação; e Atendimento às Vítimas. Para cada eixo, o plano traz iniciativas baseadas em evidências, estabelece metas, responsabilidades e indicadores para garantir a sua execução.
Os eixos e objetivos estratégicos foram apresentados pela coordenadora do PSV e gerente da área de Educação para Mobilidade, Roberta Mantovani. “Com esses instrumentos, pretendemos alcançar, nos próximos 10 anos, a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito”, sintetizou. “Nós estamos construindo um plano para todos, para salvar vidas e para caminhar para uma cultura de que nenhuma morte no trânsito é aceitável”, completou.
Como consultar e sugerir ações
Nesta etapa de consulta pública, a população pode acessar a minuta do plano, os objetivos estratégicos e ações propostas para cada eixo. E poderá contribuir com sugestões que tocam no planejamento de uma mobilidade urbana segura, sustentável e acessível para todos.
A proposta atual está disponível no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/psv. Para apresentar sugestões, é preciso acessar o formulário. A partir de segunda-feira (2), também será possível apresentar sugestões por escrito, a serem depositadas em urnas disponíveis nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Ouro Verde e Padre Anchieta. Ao final da consulta pública, as sugestões serão analisadas e, se pertinentes, incorporadas ao plano, que deve ser lançado em novembro, por meio de decreto.
Visão Zero e Sistemas Seguros
As políticas públicas elencadas no plano estão baseadas nas abordagens de Sistemas Seguros e Visão Zero, que partem do princípio de que os seres humanos cometem erros e são vulneráveis a lesões no trânsito; a maneira como o sistema de mobilidade é planejada é fundamental para determinar a exposição ao risco; e que nenhuma morte no trânsito é aceitável.
Os conceitos foram detalhados durante o encontro pelo Coordenador de Mobilidade e Ruas Seguras da BIGRS, Diogo Lemos. O representante da WRI Brasil, Reynaldo Neto, detalhou quais foram os passos seguidos pelo município para a elaboração do PSV.
De acordo com os especialistas, várias cidades do Brasil e da América Latina estão desenvolvendo e implementando planos de segurança viária baseados nos conceitos de Sistemas Seguros e Visão Zero e alcançando resultados expressivos na redução de mortes e lesões no trânsito, como Fortaleza e Buenos Aires.
O evento desta quinta no IAC teve a presença de uma comitiva internacional de coordenadores da BIGRS de São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza, Buenos Aires, Córdoba, Guayaquil, Quito, Bogotá, Cali, Guadalajara, Nova York, Equador, Colômbia e Cidade do México.
1,5 mil mortes no trânsito em 10 anos
Para alertar a população sobre o número de mortos no trânsito, um painel informativo foi instalado pela Emdec na Praça Luiz Signorelli, no Botafogo. Ele será atualizado mensalmente com a contagem do número de vítimas fatais. O objetivo é despertar a consciência sobre o papel de cada cidadão para a redução dos números.
Em 2022, 151 pessoas morreram em 143 acidentes fatais em Campinas, sendo 76 (50,33%) em vias urbanas e 75 (49,67%) em rodovias. No primeiro semestre de 2023, 70 vidas foram perdidas, sendo 37 óbitos em rodovias e 33 em vias urbanas. “Setenta mortes que poderiam ser evitadas, com empatia e responsabilidade no trânsito”, enfatizou o presidente da Emdec durante o evento.
A taxa de mortalidade do município alcançou 12,9 por 100 mil habitantes em 2022. Ao longo da última década, 1.522 pessoas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias de Campinas. O custo das mortes e lesões no trânsito na cidade é de aproximadamente R$ 178 milhões por ano.
Etapas
A construção do Plano de Segurança Viária de Campinas teve o primeiro passo com a visita de uma comitiva da cidade, incluindo o prefeito Dário Saadi, a Buenos Aires para conhecer estratégias na área de mobilidade urbana. A partir do lançamento do seu PSV, a capital argentina reduziu em 30% as mortes no trânsito em quatro anos.
A partir de maio deste ano, foram realizadas seis oficinas temáticas envolvendo colaboradores de áreas estratégicas da Emdec e da Setransp; e dois encontros intersetoriais, mobilizando mais de 170 pessoas. Nos encontros, foram definidos os eixos contidos no PSV e ações estratégicas de cada área para reduzir óbitos e lesões no trânsito.
Em nível nacional, o PSV se pauta na Lei Federal nº 13.614/2018, que institui o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Também está alinhado à Década de Ação para Segurança Global no Trânsito da Organização das Nações Unidas, que tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.