A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas definiu para os dias 20 e 21 de agosto a realização da Virada Cultural 2022. Serão em torno de 50 atividades artísticas gratuitas com música, artes cênicas, danças e manifestações populares.
A maratona cultural terá um circuito interligado no Centro da cidade passando por três espaços públicos: o Museu de Imagem e Som (MIS), a Estação Cultura e o Teatro Municipal Castro Mendes.
Segundo a Pasta, Campinas foi selecionada em razão de seu projeto ter como foco a ideia de fortalecer a produção cultural da cidade, além de tornar o Centro ‘um lugar aprazível, de convívio, um lugar onde se vive a cultura campineira’.
“Todo esse projeto foi pensado para ir ao encontro da expectativa do público, que é retomar a rua com eventos culturais e voltar, após o período de pandemia, a ter um convívio com os espaços públicos”, ressalta o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.
O projeto, diz ainda Rapassi, também busca fortalecer os artistas locais, bem como propiciar grandes nomes da música contemporânea.
Segundo a Prefeitura, atividades culturais itinerantes ligarão os três espaços, convidando as pessoas a caminharem e experimentarem todas as atrações.
Cidades selecionadas
Campinas foi uma das 22 cidades selecionadas no Interior e no litoral de São Paulo que realizarão as apresentações de diferentes linguagens nos formatos presencial, virtual e híbrido, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais.
O anúncio das 22 cidades selecionadas foi feito no início desta semana.
O passo seguinte será definir a programação. A iniciativa faz parte do #JuntosPelaCultura2022, programa de difusão cultural ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e gerido pela organização social Amigos da Arte.