Campinas ganhará no próximo ano um novo Posto de Expedição de Passaporte (PEP) da Delegacia da Polícia Federal. O processo licitatório já foi aberto e a abertura das propostas ocorrerá em fevereiro de 2024. A unidade, justifica a PF, será criada para diminuir o tempo de espera para obtenção do documento.
A seleção de proposta envolve a escolha de uma área mínima de 200,00 m², situada em um dos shoppings centers de Campinas, através de comodato (empréstimo). De acordo com o edital, a mobilização e funcionamento do PEP ocorrerá imediatamente após a implantação da área no Shopping Center detentor do contrato de comodato.
A área será destinada ao núcleo de expedição e entrega de passaporte, com espaço para sala de espera de atendimento e sala técnicas.
Em 2023, a Polícia Federal emitiu 83 mil passaportes em Campinas, nos postos que funcionam atualmente no Shopping Parque das Bandeiras e no Aeroporto Internacional de Viracopos.
De janeiro a novembro de 2023, a Polícia Federal registrou a emissão de 2.271.098 passaportes, o que representa o maior volume desde 2019, antes da crise sanitária global provocada pela pandemia de Covid. Este número supera o total de 2.132.790 passaportes emitidos no mesmo intervalo em 2022, com aumento de 6,5%.
A Polícia Federal de Campinas também inaugurou nesta semana, juntamente com a OAB, a Sala de Apoio à Advocacia no pavimento Térreo da Delegacia de Polícia Federal em Campinas. A finalidade é facilitar e garantir o acesso à defesa dos investigados e presos da Polícia Federal.