10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Ceasa celebra 20 anos de projeto que combate fome e vulnerabilidade

Serviço atende mensalmente cerca de 32 mil pessoas em situação de insegurança alimentar por intermédio de 120 entidades cadastradas

Redação Por Redação
30 de julho de 2023
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A

Alimentos são triados e enviados para as entidades sociais cadastradas: programa tem foco central na segurança alimentar - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Os 20 anos do Banco Municipal de Alimentos acabam de ser celebrados pela Ceasa Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas). Fundado em maio de 2003, o serviço é um equipamento de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos saudáveis e adequados à população em situação de insegurança alimentar.

Cerca de 32 mil pessoas são atendidas por mês por meio de 120 entidades socioassistenciais cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH).

O Hora Campinas contou a história do Banco de Alimentos por meio de uma reportagem da série “Fome em Campinas”. Relembre abaixo:

 

ISA combate desperdício e fome com dignidade

O evento, que contou com a participação da banda da oficina de música do Instituto Paulo Freire, reuniu autoridades, representantes de entidades, vereadores e colaboradores. O vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, Wanderley Almeida, representando o prefeito Dário Saadi, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão e a colaboração da sociedade nas campanhas de arrecadação.

“Hoje é um dia festivo. Quero destacar a participação do povo campineiro que toda vez que é chamado para contribuir é sempre muito solidário, somos uma metrópole reconhecida como cidade solidária e o Banco é reflexo disso”, colocou.

Vice=prefeito discursa durante solenidade que marcou os 20 anos do Banco Municipal de Alimentos – Foto: Divulgação

O Banco arrecada doações para distribuir às entidades que preparam os alimentos para servir refeições na própria instituição e também podem entregar cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste último caso, a retirada é feita na sede da organização socioassistencial que fica no território onde essa família mora.

A secretária da SMASDH, Vandecleya Moro reforçou a importância desse serviço na atuação da Secretaria. “O Banco tem um papel fundamental quando falamos da erradicação da insegurança alimentar com a distribuição das doações. Muitas vezes, a única refeição balanceada, que as pessoas atendidas pelas instituições fazem no dia é a que chega pelo nosso Banco de Alimentos. Portanto, esse trabalho é essencial para que quem tem fome tenha acesso aos alimentos”, destacou a secretária.

Além da distribuição de alimentos, o órgão também realiza palestras e cursos sobre manipulação e aproveitamento integral de alimentos e oferece orientações nas entidades e nos eventos. Conta com parceria de universidades para o desenvolvimento de projetos de reeducação nutricional e de conscientização sobre o consumo.
O Banco de Alimentos é resultado de uma parceria entre a SMASDH e a Ceasa/Campinas que foi escolhido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP) como modelo para a formulação de políticas de segurança alimentar para todo o Estado de São Paulo.

O presidente do entreposto, Valter Greve, comentou a importância da Ceasa neste processo. “A Ceasa/Campinas é responsável pela logística de distribuição dos alimentos que chegam ao Banco. Nos últimos 10 anos, distribuímos mais de 9 milhões de quilos de alimentos, por isso, a participação da Ceasa é de grande valia para a sociedade”, expôs.

 

O ISA, Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, é uma ONG que funciona dentro da Ceasa Campinas. A ONG surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes.
Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Números

Neste ano de 2023, de janeiro a junho, foram arrecadados 156.642,19 kg e atendidas 122.677 pessoas. Em 2022, o Banco de Alimentos arrecadou 403.974,84 kg de doações, uma média de mais de 33 toneladas por mês. Foram atendidas 189.946 pessoas.

No período da pandemia, o serviço arrecadou 956.973,9 kg de alimentos em 2021 (183.470 pessoas atendidas) e 1.265.793,03 kg em 2020 (284.120 pessoas atendidas). Na época, foram realizadas campanhas especiais para o atendimento da população afetada pela pandemia de Covid-19. Em 2019, no período anterior, foram 417.087,43 kg de arrecadação, quantidade que atendeu a 179 mil pessoas.

 

Todos os itens são triados, organizados e distribuídos para as entidades cadastradas.

 

Pela qualidade e seriedade do serviço oferecido, em 2017, o órgão recebeu, pela segunda vez, o prêmio “Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição”, do governo do Estado de São Paulo. Também foi escolhido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP) como modelo para a formulação de políticas de segurança alimentar para todo o Estado de São Paulo. Junto com a Ceasa Campinas se filiou à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, sendo os primeiros neste segmento a obter a filiação.

Tags: aniversárioCampinasCeasafomeHora CampinasprojetoSolidariedade
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.