O Campinas Shopping está realizando durante o mês de março a campanha “Ciclo do Bem” para arrecadar absorventes e itens de higiene que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual.
Levantamento inédito feito pela Organização Mulheres de Fases, com a participação do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), revela que 25% de jovens entre 10 e 19 anos não têm acesso a itens de higiene menstrual em Campinas.
Com a ação, realizada até o final de março, o shopping vai encaminhar as doações ao Ceamo, que também atende mulheres em situação de violência doméstica.
Para ampliar a campanha, o shopping, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Organização Mulheres de Fases, organiza um treinamento com sua equipe de segurança para auxiliar o público feminino em situações de violência e constrangimento e realiza uma exposição fotográfica com o propósito de ampliar o engajamento sobre a pobreza menstrual no Brasil.
“A ação deste ano ganha ainda mais força social para envolver a população, por fazer parte de um projeto amplo de disseminação de informações durante todo o Mês da Mulher”, afirma Thaís Sperancini U. Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping, reforçando que o centro de compras se identifica com a causa.
Segundo Grazielle Coutinho Moreno, coordenadora do Ceamo, que atua junto à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos do município, a parceria com o Campinas Shopping é fundamental para lançar luz sobre o tema na cidade, diante dos dados trazidos pelo levantamento. “Por ser um local de grande visibilidade e circulação de público, a campanha do Campinas Shopping tem um impacto importante no município”, avalia.
Diante da situação de vulnerabilidade menstrual revelada pela pesquisa inédita, Campinas Shopping, Organização Mulheres de Fases, Ceamo e Prefeitura vão assumir um pacto para mudar a situação na cidade.