3 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Cirurgiã mostra pioneirismo em hospital de Campinas

Elaine Bronzatto é a primeira mulher com certificação em cirurgia robótica no Estado

Redação Por Redação
4 de março de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Cirurgiã mostra pioneirismo em hospital de Campinas

Elaine disse que vem de família muito humilde, porém estudar sempre foi prioridade. Foto: Divulgação

Pioneira na certificação feminina em cirurgia robótica no Estado de São Paulo, a médica urologista do Vera Cruz Hospital, Elaine Bronzatto, uma das únicas cinco mulheres da especialidade em Campinas, celebrou mais um procedimento na unidade, realizado em 4 de fevereiro. A paciente, uma mulher de 24 anos, teve a retirada do rim, nefrectomia, feita por meio da técnica exclusiva no interior de São Paulo. Somente no ano passado, o Vera Cruz já realizou mais de 500 cirurgias robóticas. “É inacreditável a destreza e ganho de movimento que o equipamento nos proporciona durante o procedimento. É como se estivéssemos munidos de toda a capacidade tecnológica possível para operar aquele paciente de forma minimamente invasiva, segura e benéfica. Essa cirurgia prova que é muito importante para qualquer especialista sair da sua zona de conforto e enfrentar novos desafios a favor de seus pacientes, sem deixar a humanização de lado, indiscutivelmente”, explica a médica. “Agradeço a oportunidade de me certificar, e ao Vera Cruz, que aposta em seus profissionais, acreditando no nosso potencial”, comemora.

A cirurgia foi necessária devido a uma falência renal causada por cálculo coraliforme que obstruiu o rim. Segundo a especialista, a formação de cálculos renais é multifatorial, ocorrendo por baixa ingestão hídrica, alimentação inadequada, erros do metabolismo e até infecções urinárias repetidas. “Muitas pessoas não levam a sério seus hábitos de vida e não se preocupam com infecções urinárias, por exemplo. Mas esses problemas são extremamente graves e podem resultar em cálculos e infecções e posteriormente até na perda do órgão”, alerta.

A oportunidade da certificação na robótica surgiu por incentivo da Equipe da Endometriose do Vera Cruz Hospital, chefiada pelo médico Dorival Gomide. “Sempre focamos na excelência dos integrantes da nossa equipe multidisciplinar e a robótica é um ganho excepcional não só para o cirurgião, mas principalmente ao paciente. A Dra. Elaine sempre demonstrou grande capacidade técnica na urologia, além de trazer muita contribuição para o nosso time. Além disso, todos os seus procedimentos têm sido muito bem executados”, comenta. “Como pai de duas meninas e com uma esposa médica, é motivo de grande orgulho saber que somos parte da primeira certificação feminina na área, o que prova que todas as mulheres são capazes de conquistar grandes patamares nas carreiras”, adiciona.

Para um dos orientadores da Cirurgia Robótica, Sandro Faria, a cirurgia é um passo importante para a especialidade. “A Dra. Elaine tem um foco muito grande em uma área específica chamada de urologia feminina. Com a ferramenta robótica, ela amplia sua capacidade em operar com qualidade e precisão. Temos muito orgulho de ter participado da sua formação”, conta o médico. “Essa certificação mostra o quanto o Vera Cruz valoriza a profissional mulher, além de estar sempre a frente nas tecnologias de ponta como a robótica”, completa o Diretor-Presidente do Vera Cruz Hospital, Erickson Blun.

Segundo a especialista, o Brasil possui 4,7 mil urologistas, mas apenas 131 mulheres na especialidade. Foto: Divulgação

 

Trajetória

Mesmo comemorando a certificação inédita em cirurgia robótica, Elaine não esqueceu suas origens. Desde pequena, enquanto as amigas brincavam de boneca, ela já tinha seu próprio laboratório e passava o tempo fazendo experimentos no microscópio. “Vim de família muito humilde, porém estudar sempre foi prioridade. Eu e meus irmãos somos os primeiros a cursar faculdade. Sempre estudei em colégio público e mesmo com a ajuda do cursinho, no qual eu era monitora, para conseguir estudar, demorei quatro anos para conseguir passar no vestibular da Unicamp”, lembra com orgulho. Foram muitas lutas, mas que hoje resultaram em grandes conquistas”, afirma a médica, que tem mestrado na mesma universidade e pós-graduação no Hospital Sírio Libanês.

Sobre ser a primeira urologista mulher a ser certificada na área, ela comenta com satisfação, mas gostaria que a capacidade feminina fosse reconhecida de forma mais natural. Segundo a especialista, o Brasil possui 4,7 mil urologistas, mas apenas 131 mulheres na especialidade, menos de 3% do total. “Todos temos as mesmas condições para chegar onde chegamos. Tenho muito orgulho de ser a primeira cirurgiã robótica em urologia, mas não acredito que esse seja o real motivo de comemoração. As mulheres nunca devem duvidar de sua capacidade. Nosso sonho é que elas não tenham que batalhar para provar nada, nem para elas mesmas, nem para a sociedade, independente da área que atuam”, finaliza.

Tags: cirurgiapioneirismoVera Cruz
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação
Cidade e Região

Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

Por Redação
3 de maio de 2026

...

Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira
Cidade e Região

Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

Por Redação
3 de maio de 2026

...

Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

3 de maio de 2026
2º Leilão do Pátio Municipal: visitação ocorre nesta segunda

2º Leilão do Pátio Municipal: visitação ocorre nesta segunda

3 de maio de 2026
Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

3 de maio de 2026
Creche Bento Quirino promove em maio a 22ª edição da “Feijoada do Bem”

Creche Bento Quirino promove em maio a 22ª edição da “Feijoada do Bem”

3 de maio de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo: Morte da Praça do Coco, 1999-2026 – por Adilson Roberto Gonçalves

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pioneiro da Praça do Coco sai em defesa da Prefeitura e diz que árvores estavam ‘mortas’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.