17 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Cirurgiã mostra pioneirismo em hospital de Campinas

Elaine Bronzatto é a primeira mulher com certificação em cirurgia robótica no Estado

Redação Por Redação
4 de março de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Elaine disse que vem de família muito humilde, porém estudar sempre foi prioridade. Foto: Divulgação

Elaine disse que vem de família muito humilde, porém estudar sempre foi prioridade. Foto: Divulgação

Pioneira na certificação feminina em cirurgia robótica no Estado de São Paulo, a médica urologista do Vera Cruz Hospital, Elaine Bronzatto, uma das únicas cinco mulheres da especialidade em Campinas, celebrou mais um procedimento na unidade, realizado em 4 de fevereiro. A paciente, uma mulher de 24 anos, teve a retirada do rim, nefrectomia, feita por meio da técnica exclusiva no interior de São Paulo. Somente no ano passado, o Vera Cruz já realizou mais de 500 cirurgias robóticas. “É inacreditável a destreza e ganho de movimento que o equipamento nos proporciona durante o procedimento. É como se estivéssemos munidos de toda a capacidade tecnológica possível para operar aquele paciente de forma minimamente invasiva, segura e benéfica. Essa cirurgia prova que é muito importante para qualquer especialista sair da sua zona de conforto e enfrentar novos desafios a favor de seus pacientes, sem deixar a humanização de lado, indiscutivelmente”, explica a médica. “Agradeço a oportunidade de me certificar, e ao Vera Cruz, que aposta em seus profissionais, acreditando no nosso potencial”, comemora.

A cirurgia foi necessária devido a uma falência renal causada por cálculo coraliforme que obstruiu o rim. Segundo a especialista, a formação de cálculos renais é multifatorial, ocorrendo por baixa ingestão hídrica, alimentação inadequada, erros do metabolismo e até infecções urinárias repetidas. “Muitas pessoas não levam a sério seus hábitos de vida e não se preocupam com infecções urinárias, por exemplo. Mas esses problemas são extremamente graves e podem resultar em cálculos e infecções e posteriormente até na perda do órgão”, alerta.

A oportunidade da certificação na robótica surgiu por incentivo da Equipe da Endometriose do Vera Cruz Hospital, chefiada pelo médico Dorival Gomide. “Sempre focamos na excelência dos integrantes da nossa equipe multidisciplinar e a robótica é um ganho excepcional não só para o cirurgião, mas principalmente ao paciente. A Dra. Elaine sempre demonstrou grande capacidade técnica na urologia, além de trazer muita contribuição para o nosso time. Além disso, todos os seus procedimentos têm sido muito bem executados”, comenta. “Como pai de duas meninas e com uma esposa médica, é motivo de grande orgulho saber que somos parte da primeira certificação feminina na área, o que prova que todas as mulheres são capazes de conquistar grandes patamares nas carreiras”, adiciona.

Para um dos orientadores da Cirurgia Robótica, Sandro Faria, a cirurgia é um passo importante para a especialidade. “A Dra. Elaine tem um foco muito grande em uma área específica chamada de urologia feminina. Com a ferramenta robótica, ela amplia sua capacidade em operar com qualidade e precisão. Temos muito orgulho de ter participado da sua formação”, conta o médico. “Essa certificação mostra o quanto o Vera Cruz valoriza a profissional mulher, além de estar sempre a frente nas tecnologias de ponta como a robótica”, completa o Diretor-Presidente do Vera Cruz Hospital, Erickson Blun.

Segundo a especialista, o Brasil possui 4,7 mil urologistas, mas apenas 131 mulheres na especialidade. Foto: Divulgação

 

Trajetória

Mesmo comemorando a certificação inédita em cirurgia robótica, Elaine não esqueceu suas origens. Desde pequena, enquanto as amigas brincavam de boneca, ela já tinha seu próprio laboratório e passava o tempo fazendo experimentos no microscópio. “Vim de família muito humilde, porém estudar sempre foi prioridade. Eu e meus irmãos somos os primeiros a cursar faculdade. Sempre estudei em colégio público e mesmo com a ajuda do cursinho, no qual eu era monitora, para conseguir estudar, demorei quatro anos para conseguir passar no vestibular da Unicamp”, lembra com orgulho. Foram muitas lutas, mas que hoje resultaram em grandes conquistas”, afirma a médica, que tem mestrado na mesma universidade e pós-graduação no Hospital Sírio Libanês.

Sobre ser a primeira urologista mulher a ser certificada na área, ela comenta com satisfação, mas gostaria que a capacidade feminina fosse reconhecida de forma mais natural. Segundo a especialista, o Brasil possui 4,7 mil urologistas, mas apenas 131 mulheres na especialidade, menos de 3% do total. “Todos temos as mesmas condições para chegar onde chegamos. Tenho muito orgulho de ser a primeira cirurgiã robótica em urologia, mas não acredito que esse seja o real motivo de comemoração. As mulheres nunca devem duvidar de sua capacidade. Nosso sonho é que elas não tenham que batalhar para provar nada, nem para elas mesmas, nem para a sociedade, independente da área que atuam”, finaliza.

Tags: cirurgiapioneirismoVera Cruz
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

A AHBB/Rede Santa Casa apresentou documentos em que prova estar em dia com os salários dos terceirizados. Foto: Arquivo

AHBB/Rede Santa Casa paga terceirizados da Rede Mário Gatti

17 de maio de 2022

Campinas é a 2ª cidade com mais modelos do Gol, que completa 42 anos

17 de maio de 2022
Campinas apresenta menor taxa de ocupação em relação à segunda-feira. Foto: Arquivo

Taxa de ocupação de UTI infantil apresenta ligeira melhora

17 de maio de 2022
Uma idosa de 84 anos é a sexta vítima da dengue em Americana. Foto: Arquivo

Americana confirma a sexta morte causada por dengue em 2022

17 de maio de 2022
Placas nos parques púbicos de Campinas alertam sobre os riscos da febre maculosa. Foto: Divulgação

Campinas confirma primeira morte por maculosa em 2022

17 de maio de 2022
Primeira reunião ordinária do ano realizada com a presença de público. Foto: Divulgação

Câmara aprova PL que obriga instalação de câmeras nas unidades de saúde

17 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • CPFL abre vagas para curso gratuito de eletricista em Campinas e região

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Estudante é enterrada sob comoção; suspeito é procurado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist