Usando as rodas de suas cadeiras cobertas de tinta sobre uma tela branca, crianças assistidas pela Casa da Criança Paralítica (CCP) produziram estampas que inspiraram o artista plástico Tiago Ots e a Agência SALA a criar uma coleção de produtos, composta por almofada, caderno, calendário, caneta, caneca e ecobag.
A venda dos itens irá gerar renda para que a instituição consiga atender ainda mais crianças e jovens em sua sede em Campinas (SP). A coleção, denominada Rodas sobre Tela, será lançada nesta terça-feira (13), no Bazar do Sonho, da CCP.
A pintura inicial foi feita sobre um rolo de tela de 4 metros, que deu origem a vários recortes utilizados na confecção de estampas para as peças. Cada roda foi coberta por uma cor e os pequenos artistas passearam livremente ou foram orientados por Ots, gerando os mais diversos grafismos. Todas as etapas registradas pela Agência SALA.
“Com habilidades de pintura ou não, as crianças fizeram verdadeiras obras de arte”, afirma Regiane Fayan, coordenadora de Projetos e Mobilização de Recursos da CCP.
Segundo a coordenadora, a coleção foi pensada para dar origem a algumas peças customizadas para tiragem em grande quantidade. “A partir de 200 unidades, conseguimos personalizar as cores e a marca de qualquer empresa. Dessa forma, empresas podem dar mais visibilidade à causa e presentear seus clientes e colaboradores com artigos únicos, com um conceito inovador que representa diversidade”, explica.
Para adquirir as peças da coleção ou solicitar um orçamento de peças exclusivas, as empresas interessadas devem entrar em contato com a própria Regiane Fayan, por meio do telefone (19) 2127-7263 ou pelo e-mail [email protected] .
Além das empresas, qualquer pessoa física poderá adquirir os produtos da coleção, que passam a ser comercializados a partir de hoje no Bazar do Sonho, na sede da CCP (Rua Pedro Domingos Vitali, 160, no Parque Itália, em Campinas).
Os produtos têm preço inicial de R$ 3,00 (canetas) e podem ser opções de presente de Natal especiais para quem deseja ajudar uma causa social. O bazar funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Estará fechado apenas nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro, assim como no dia 1º de janeiro de 2023.
Fundada em 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece atendimento especializado gratuito a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família. Também realiza adaptações e manutenções de cadeiras de rodas para usuários deste equipamento de qualquer idade.
Uma das principais fontes de renda da instituição é o Bazar do Sonho, para o qual é possível doar itens como roupas, acessórios, itens de decoração, móveis pequenos, livros, brinquedos, utensílios domésticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos usados em bom estado de conservação.