Nos dias atuais, comunicar-se bem é uma habilidade cada vez mais importante para líderes de todas as áreas. Fazer apresentações, colocar ideias em reuniões, influenciar pessoas, negociar e dar feedback são alguns exemplos de atividades que exigem alta performance em comunicação interpessoal para que o sucesso seja alcançado.
Fiz uma pesquisa. Perguntei para várias pessoas o que era uma comunicação bem-sucedida e obtive as seguintes características como resposta: clareza, objetividade, boa dicção, tom de voz adequado, uso de palavras educadas, entre outras. As características citadas são realmente importantes e, do meu ponto de vista, existe algo anterior a isso. Entender quem é a pessoa que vai receber a informação e compreender qual é o estilo dela de se expressar é um dos primeiros passos para se atingir objetivos na comunicação.
Os estilos de comunicador são quatro. Não existe estilo bom ou estilo ruim, somente modos diferentes de receber e transmitir mensagens. A pessoa com perfil autoritário sabe exatamente o que quer e como conseguir o que deseja; tem necessidade profunda de dominar as situações de comunicação. Gosta de brevidade e de ir direto ao assunto, não se intimidando com circunstâncias adversas.
O estilo amigável é extrovertido, receptivo, mostra-se amigo de todos e evita situações de conflito.
É conservador e prefere não se arriscar e nem confrontar diretamente o interlocutor. Gosta de conversar e é sorridente. Pede conselhos e opiniões constantemente. Necessidade de ter dados e informações detalhadas minuciosas e exatas é característica do perfil analítico. A pessoa que tem este estilo como o predominante pondera aspectos negativos e positivos para se sentir seguro, antes de decidir.
O perfil expressivo é caracterizado por extroversão, imaginação, criatividade e inovação.
É cativante, faz contatos fáceis em ambientes novos, com postura forte e contundente, gostando de dar opiniões. Como se comunicar com cada estilo?
A pessoa com perfil analítico necessita de uma gama de informações detalhadas para sentir-se seguro e interagir.
O perfil expressivo gosta de relacionar-se com o outro, contando situações da sua vida e exemplos próprios a respeito do que é comunicado. No relacionamento com um indivíduo com perfil autoritário é necessário buscar pontos de concordância, fazendo conexões entre pontos de vistas diferentes. O estilo amigável é mais vulnerável a conselhos e, sendo assim, precisa ser estimulado a falar seu ponto de vista e seu entendimento acerca do assunto tratado.
Para obter resultados satisfatórios e atingir objetivos nos relacionamentos interpessoais é necessário conectar-se ao interlocutor, percebendo seu estilo e seu modo de comunicação. Sendo assim, uma vez identificada a forma de se comportar do outro, é importante que exista uma adaptação na forma de colocar as ideias e trabalhar as informações.
Cecília Lima é fonoaudióloga, especialista em Oratória e Comunicação para Líderes. Há 20 anos, dedica-se a guiar líderes a colocarem suas ideias com confiança, clareza e assertividade, conquistando a influência que precisam para crescerem na carreira e na vida.
Conheça: @cecilialimaoratoria