O decreto municipal que oficializa a gestão do Palácio da Cidade — antigo Palácio da Justiça, localizado na região central de Campinas — pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda foi publicado nesta terça-feira (1º). A pasta será responsável por implantar e operacionalizar o novo posto centralizado de serviços públicos, com previsão de funcionamento no primeiro semestre de 2026.
Conforme a Prefeitura, o objetivo é transformar o local em um espaço que reúna diversos atendimentos ao cidadão, facilitando o acesso da população a serviços de diferentes secretarias e órgãos públicos em um só lugar.
Ficará a cargo da secretaria a administração do espaço, a definição dos serviços a serem oferecidos pelos órgãos e entidades no Posto de Serviços, a gestão dos recursos financeiros, acompanhamento da implantação e funcionamento.
Nos próximos dias será iniciado o processo de retirada da tela e dos andaimes que estão na fachada do prédio que antes era de responsabilidade do governo estadual. Na sequência, será iniciada a troca de todo o sistema hidráulico e elétrico do prédio histórico.
A expectativa é que 30 mil pessoas sejam atendidas por mês no Palácio da Cidade. Nos seis pavimentos do edifício serão instalados mais de 60 serviços de diversas áreas da Prefeitura e de outros órgãos.
Entre eles Sanasa, Emdec, CPFL, Junta Militar, CPAT, Casa do Empreendedor, Secretaria de Trabalho e Renda, o Ceprocamp do Centro, o programa Concilia Campinas, o Juizado da PUC Campinas, o Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps), a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) e parte do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPS).
A iniciativa integra o projeto Nosso Centro, da Prefeitura de Campinas, que busca a revitalização da região central, com foco na reocupação de prédios históricos, geração de oportunidades e melhoria na prestação de serviços à população.
O prefeito de Campinas Dário Saadi disse que este é mais um passo dentro desse grande projeto que busca reposicionar a região central de Campinas. “Estamos preservando o patrimônio histórico com responsabilidade e colocando ele a serviço da população, dentro do nosso compromisso de devolver vida, movimento e oportunidades a essa região tão importante para Campinas. O Palácio da Cidade é um símbolo da cidade que estamos reconstruindo: moderna, eficiente, inclusiva e com respeito à sua história”, afirmou.
O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, destacou que os moradores de Campinas serão os maiores beneficiados com a implantação dos serviços em um ponto tão importante para a cidade. “Serão mais de 60 serviços, atendimento ao público facilitado e a união de diversos setores. Para nós é uma grande responsabilidade e uma alegria contribuir com o processo de requalificação do Centro da cidade, comandado pelo prefeito Dário Saadi”, ressaltou Andrade.