Há exatamente 10 anos, na manhã do dia 12 de junho de 2014, a Ponte Preta abria as portas do estádio Moisés Lucarelli para ninguém menos que o grande astro do futebol Cristiano Ronaldo.
Um dos momentos mais marcantes da última década em Campinas, o inesquecível episódio dividiu holofotes com o duelo entre Brasil e Croácia, pela abertura da Copa do Mundo. O jogo foi disputado naquele mesmo dia, algumas horas depois, na Arena do Corinthians, em Itaquera, em São Paulo.
Era manhã de uma quinta-feira ensolarada de outono em Campinas, cidade escolhida como base da seleção de Portugal, quando o craque Cristiano Ronaldo, venerado por milhões ao redor planeta, subiu ao gramado do Majestoso para o primeiro treino aberto à torcida campineira, levando o público ao delírio nas arquibancadas do estádio.
À época com 29 anos de idade, Cristiano Ronaldo havia sido eleito o melhor jogador do mundo pela terceira vez e tinha acabado de sagrar campeão europeu pela segunda vez, a primeira com o Real Madrid, a menos de um mês da Copa.
Ao todo, CR7 faturou cinco Bolas de Ouro (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) e conquistou cinco vezes a Liga dos Campeões da Europa – quatro com o Real Madrid (2014, 2016, 2017 e 2018) e uma com o Manchester United (2008).
Chegada a Campinas e êxtase no Majestoso
Com as bandeiras de Brasil e Portugal na janela, a aeronave que trouxe a seleção portuguesa a Campinas aterrissou com certo atraso no Aeroporto Internacional de Viracopos, no início da tarde de quarta-feira, dia 11 de junho de 2014, véspera do início da Copa do Mundo, no Brasil.
Com centenas de torcedores no encalço e segurança reforçada, a delegação portuguesa foi levada até o hotel Royal Palm Plaza, onde jogadores e comissão técnica ficaram hospedados e descansaram para o primeiro treino aberto à torcida, marcado para a manhã seguinte, no dia da abertura da Copa do Mundo, no estádio Moisés Lucarelli.
“No treinamento, acompanhado por 10 mil pessoas, bastava a Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid e o atual melhor do mundo da FIFA, fazer um movimento acentuado no alongamento, chutar a gol ou acenar para a torcida para uma histeria coletiva tomar conta da arquibancada. Os outros jogadores também foram bastante aplaudidos pela torcida e retribuíram o carinho com uma faixa escrita ‘Obrigado Campinas’. O grupo fez alongamento, roda de bobinho e um curto treino de defesa”, relatou a Folha de S. Paulo, em reportagem do jornalista Lucas Sampaio, publicada na sexta-feira, dia 13 de junho de 2014.
“A atividade, tranquila, durou uma hora. A exceção foi uma torcedora que invadiu o gramado e foi contida por seguranças, mas depois ganhou autógrafo do astro, até Cristiano Ronaldo atender aos fãs na grade que divide campo e arquibancada. No meio do tumulto, uma adolescente passou mal, teve de ser atendida pelos bombeiros e foi retirada de maca, consciente, do estádio. Um dos agasalhos arremessados pelo português foi literalmente rasgado ao meio. A namorada de um sósia do craque recebeu uma camiseta das mãos do Cristiano original”, informou a reportagem da Folha.
Vizinho do Majestoso conheceu o craque
Do alto do décimo andar de um edifício na Rua Padre Antônio Joaquim, a cerca de 400 metros do Moisés Lucarelli, o radialista campineiro e pontepretano Luiz Antonio Piva acompanhou o treinamento de Portugal com vista aérea privilegiada do estádio pontepretano.
“Eu assisti e filmei da minha sacada. O mais interessante é que no dia seguinte, o dono do Royal Palm Plaza, o Sr. Armindo Dias, me ligou convidando para ir até o hotel, pois os jogadores de Portugal estavam hospedados lá. Eu tinha muita liberdade com o Armindo, pois era um grande amigo e patrocinou o meu programa de rádio por 23 anos”, relembra Piva, apresentador do programa “A Grande Parada”, transmitido todos os sábados pela Rádio Brasil Campinas. A atração está no ar há 54 anos ininterruptos, não na mesma emissora, mas sempre na voz dele.
Locutor do programa mais antigo do rádio campineiro, Piva conheceu de perto Cristiano Ronaldo e teve oportunidade única de conversar com o craque português.
“Eu até me emociono, pois foi uma experiência que nunca mais vou esquecer. Cristiano estava sentado no salão de almoço e o Armindo foi até a mesa para chamá-lo. Imagino que eles já se conheciam lá de Portugal, pois o Armindo era português e tinha casa em Funchal, na Ilha da Madeira, onde o Cristiano nasceu. Eu estava do lado de fora do salão, com a camisa da Ponte na mão. O Cristiano se levantou, veio na minha direção e me perguntou porque eu estava tão apavorado e respondi que era porque estava diante do meu maior ídolo na vida”, relembra Piva.
O rápido e emocionante encontro rendeu uma frase da qual Piva nunca mais esqueceu: “Eu nem sei sinceramente quanto dinheiro tenho no banco, nem quantas propriedades e quantos carros importados, mas isso o dinheiro compra. O que o meu dinheiro não compra é a tua amizade e o teu respeito, Sr. Piva”.
Majestoso não deu sorte para Portugal
A estadia em Campinas e os treinamentos no Majestoso não deram muita sorte aos portugueses, que estrearam na Copa do Mundo de 2014 tomando goleada de 4 a 0 da Alemanha, no dia 16 de junho. Três semanas depois, no fatídico dia 8 de junho, os alemães eliminariam a Seleção Brasileira na semifinal com uma goleada ainda mais expressiva e cheia de requintes de crueldade: 7 a 1 no Mineirão! O tetracampeonato mundial da Alemanha viria com vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, na prorrogação, no dia 13 de junho, no Maracanã.
Depois da goleada sofrida para os alemães no primeiro jogo, disputado na Fonte Nova, em Salvador, Portugal retornou a Campinas e realizou mais um treino aberto à torcida no Majestoso. Essa segunda atividade aconteceu no dia 18 de junho, uma quarta-feira, quatro dias antes do empate em 2 a 2 com o Estados Unidos, no dia 22 de junho, na Arena da Amazônia, em Manaus.
Na última rodada da fase de grupos, Cristiano Ronaldo marcou o seu único naquele Mundial: o da vitória por 2 a 1 sobre Gana, no Mané Garrincha, em Brasília. Porém, o resultado não foi suficiente para evitar a eliminação precoce de Portugal na fase de grupos. Gana também deu adeus, e as duas equipes morreram abraçadas ao apito final.
Curiosamente, oito anos depois do duelo decisivo na rodada derradeira da primeira fase da Copa de 2014, Portugal e Gana se reencontraram no Mundial de 2022, no Qatar, desta vez logo na estreia. O jogo terminou com vitória dos portugueses por 3 a 2, com um gol de pênalti de Cristiano Ronaldo. Ele abriu o placar e assim se tornou o único jogador a marcar gols em cinco edições de Copa.
Atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo ainda tem a chance de aumentar esse recorde, se disputar novamente a maior competição de futebol entre seleções do planeta. Ele terá 41 anos durante a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Maior artilheiro de seleções
Na última terça-feira (11), em amistoso preparatório para a Eurocopa, que começa nesta sexta (14), Cristiano Ronaldo marcou os últimos dois gols na vitória de Portugal por 3 a 0 sobre a Irlanda, em Aveiro. Com isso, ele chegou à incrível marca de 130 gols com a camisa de sua seleção.
Maior artilheiro da história de Portugal e de qualquer seleção nacional, CR7 também se tornou o primeiro jogador a marcar por 21 anos consecutivos em alguma seleção. Ele estreou em 2003, com Felipão como técnico, e balançou as redes pela primeira vez na Eurocopa de 2004, quando Portugal decepcionou e perdeu a final para a Grécia, mesmo jogando dentro de casa, numa das maiores zebras da competição. No entanto, liderado pelo craque, Portugal se sagrou campeão europeu em 2016, batendo a anfitriã França na final.
Outro astro internacional também deu as caras em Campinas
A vinda do craque português Cristiano Ronaldo a Campinas era bastante aguardada desde dezembro de 2013, quando a Federação Portuguesa de Futebol anunciou a cidade do interior paulista como base de sua seleção durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Surpresa mesmo foi a passagem do astro de cinema Leonardo DiCaprio por Campinas, ao mesmo tempo em que Cristiano Ronaldo realizava o primeiro treino no estádio Moisés Lucarelli.
Diferentemente do craque português, que centralizou as atenções ao passar cerca de duas semanas em Campinas, entre idas e vindas dos jogos da Copa, o astro norte-americano Leonardo DiCaprio teve uma passagem relâmpago pela cidade, sem nenhuma divulgação e com muita discrição.
O astro de Hollywood desembarcou no Aeroporto de Viracopos na manhã do dia 12 de junho e seguiu viagem por terra até São Paulo para assistir à partida de estreia do Brasil no Mundial, no período da tarde, na Arena Corinthians, em Itaquera. Coisas que só uma Copa do Mundo pode proporcionar!
“Depois de receber o português Cristiano Ronaldo, melhor jogador de futebol do mundo e ícone de beleza no universo esportivo, Campinas foi rota de passagem para outro estrangeiro que arranca suspiros das mulheres. Mas, bem diferente de CR7, sua passagem não foi divulgada e ele passou despercebido das tietes”, descreveu o jornal Correio Popular, em sua edição de 14 de junho de 2014, sobre a inesperada aparição de Leonardo DiCaprio no Aeroporto de Viracopos, dois dois antes.
Parecia até um delírio coletivo, mas houve um dia em que Cristiano Ronaldo e Leonardo DiCaprio estiveram ao mesmo tempo na cidade de Campinas. Isso mesmo! Simplesmente um dos melhores jogadores de futebol do mundo e um dos maiores astros da história do cinema. Dois galãs com beleza para dar e vender. Tinha que ser bem no Dia dos Namorados!
“O americano, que passa temporada no Rio de Janeiro, chegou a bordo de Airbus 319, em um voo fretado com outros 50 torcedores. Um esquema especial de segurança foi montado para a chegada do astro. DiCaprio desceu da aeronave pelo novo pátio do píer A, com uma garrafa de água mineral na mão e falando ao celular. Ele não conversou ou cumprimentou a equipe do aeroporto e seguiu direto para o ônibus fretado que o levou à Capital. Nas poucas fotos feitas pela concessionária, ele aparece com uma camisa azul, boina cinza e uma jaqueta amarrada à cintura, cercado por assessores. As imagens têm ainda uma mulher, com camiseta da Seleção Brasileira, que esconde o rosto do ator. Por volta das 22h, o ator voltou ao aeródromo para regressar ao Rio”, informou a reportagem do Correio.
Presente em um setor vip nas arquibancadas do estádio do Corinthians, vestindo cachecol verde e amarelo, Leonardo DiCaprio assistiu e vibrou com a vitória do Brasil por 3 a 1 de virada sobre a Croácia, com dois gols de Neymar e um de Oscar. Um dia inesquecível!