Um ano após enfrentar grande prejuízo em razão das severas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os restaurantes de Campinas esperam ganhar um fôlego neste domingo (9), quando se celebra o Dia das Mães, segunda data sazonal mais importante para o setor de alimentação fora do lar, atrás apenas do Dia dos Namorados.
Se em 2020 os estabelecimentos funcionaram somente por meio de sistema de entrega ou retirada, obedecendo as regras da Fase Vermelha, desta vez o atendimento presencial está liberado, seguindo as determinações da Fase de Transição do Plano São Paulo. Mesmo diante de uma limitação de apenas 25% da capacidade, poder receber as famílias depois de dois anos traz um alívio para os empresários do segmento, apesar de pequeno em comparação com o período anterior à pandemia e ainda insuficiente para reduzir os prejuízos acumulados desde o início da crise do novo coronavírus.
Segundo previsão da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estima-se um aumento de 50% no consumo em Campinas e região em relação ao Dia das Mães do ano passado, quando o volume de faturamento ficou limitado a 20% sobre o total para a data. Antes da pandemia, o movimento no Dia das Mães chegava a aumentar até 50% na comparação com um final de semana normal, com filas de espera para atendimento.
De acordo com Rodrigo Porto, diretor dos restaurantes Bellini, Kindai e Esquinica, pertencentes à Rede Vitória Hotéis, em Campinas, a expectativa de vendas para o Dia das Mães é bastante positiva. “O Dia das Mães é um dia muito forte para os restaurantes porque é o dia em que a família toda gosta de sair junta para o almoço e de consumir bastante. No ano passado, a gente estava com salão fechado e atendendo somente no delivery, então as vendas foram bem prejudicadas. Nesse ano, mesmo podendo receber apenas 25% da capacidade, nossa expectativa é alta e de crescimento, quando somamos o presencial com a entrega”, afirma Rodrigo. Diferentemente de Bellini e Kindai, as vendas do Esquinica ocorrerão apenas por delivery.
Ar livre e promoções
O otimismo para o domingo de Dia das Mães também toma conta do Restaurante Vila Paraíso, situado no distrito de Joaquim Egídio, que tem a dimensão do espaço e o arejamento do ambiente como vantagens. “Para nós, que temos um grande espaço e área verde, deve ser bom. Estamos animados, embora só possamos operar com 25% da capacidade”, afirma Fernanda Barreira, gerente de Marketing do Vila Paraíso e também das duas unidades da Padoca do Vila, uma no Taquaral e outra em Joaquim Egídio. No ano passado, os locais ficaram fechados, até mesmo por meio de delivery.
Para atrair os clientes, o Vila Paraíso oferece atividades recreativas para as crianças e aposta em promoções como diferencial. As mães receberão um voucher com desconto de 50% válido para a Noite da Paella, quando o funcionamento noturno do local retornar.
Já a Padoca do Vila, em Joaquim Egídio, proporcionará às mães um piquenique com direito a massagem, além de comercialização de cestas especiais. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, cestas de café da manhã e almoço aparecem na lista de presentes preferidos do público.
Dark kitchen
Inaugurada em março deste ano, a Rotisserie Cachorro Magro, no bairro Guanabara, projeta um crescimento de vendas três vezes maior em comparação com um domingo comum de atendimento. “É um dia especial em que as pessoas querem comemorar ou mesmo presentear as mães a distância. Por ser nosso primeiro ano, esperamos triplicar as vendas e pedidos, mas estamos prontos para um aumento de até cinco vezes da demanda”, garante Emerson Donadon, chef de cozinha e um dos sócios da casa, que oferece pratos como carnes e massas dentro de um conceito de dark kitchen, ou seja, operação somente em modo de entrega e retirada no local.