18 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Dos campos e quadras do Guarani à carreira em teatro e televisão

Ex-jogadora de futebol e futsal do Bugre, a atriz campineira Helena Pinotti participou das gravações da novela "Além da Ilusão", da TV Globo

Eduardo Martins Por Eduardo Martins
19 de março de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Helena Pinotti, com o figurino da gravação de uma cena da novela "Além da Ilusão", da TV Globo. Fotos: Divulgação

Helena Pinotti, com o figurino da gravação de uma cena da novela "Além da Ilusão", da TV Globo. Fotos: Divulgação

Muitas pessoas podem imaginar que as carreiras de atleta e artista caminham para lados opostos, mas não foi isso que aconteceu na vida de Helena Pinotti, de 30 anos. Nascida em Campinas, ela teve o sonho, ainda na infância, de se tornar jogadora de futebol e atuou pelo Guarani por quase 10 anos. Diante das dificuldades para meninas que sonham em se profissionalizar e seguir na modalidade no Brasil, Helena conseguiu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e a partir daí conheceu o teatro, paixão à primeira vista.

“Eu comecei a praticar futebol quando tinha entre sete e oito anos, na época em que o meu irmão já jogava na escolinha do Guarani. Eu queria muito jogar, lembro que era a única menina do meu grupo e depois surgiram mais duas ou três. Quando eu tinha uns dez anos, o Fernando Pereira, na época técnico do time feminino do Guarani, me convidou para representar a equipe”, relembra Helena.

Categoria sub-13/15 do Guarani: Helena Pinotti é a segunda da direita para esquerda na fileira de baixo. Acima dela, está a goleira Aline Reis, convocada pela Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2016 e 2021.

“Foi assim que eu comecei no futebol feminino, com dez anos. Fiquei até os 18 anos (entre futebol e futsal), disputando vários campeonatos que tinham na época. Disputei Paulista, Metropolitano, Jogos Abertos, Jogos Regionais, Jogos da Juventude e também a Taça Brasil, que fomos campeãs em Santa Catarina”, completa a campineira.

Fã de futebol, Helena sabia das dificuldades que existiam no Brasil para se tornar uma atleta profissional no início deste século, algo que melhorou nos últimos anos, mas está longe das condições ideais. Diante desse cenário, a jovem, que na época tinha acabado de atingir a maioridade, recebeu conselhos para seguir firme nos estudos e a partir disso sua vida mudou.

Helena segura a taça de campeã de futsal dos Jogos Regionais de 2010

“Fiquei dos 10 aos 18 anos no Guarani. O clube tinha muitos contatos com meninas que passaram ali, estudavam fora do Brasil e conseguiram bolsa de estudos nos Estados Unidos. Foi aí que eu vi uma oportunidade de estudo mesmo. Naquela época, não tinham campeonatos profissionais para futebol feminino no Brasil, não tinha salário, não tinha estrutura nenhuma nem para as meninas que eram da seleção. O Fernando (treinador da equipe) sempre nos aconselhava a escolher os estudos e foi o que eu fiz”, destaca a campineira.

Helena, que conhecia algumas pessoas que a ajudaram no processo, prestou prova, conseguiu bolsa de estudos nos Estados Unidos e ficou quatro anos na Shorter University, no estado da Geórgia. Por lá, decidiu que queria fazer aulas de teatro, no início por curiosidade, mas rapidamente se apaixonou pela área.

Helena em campo nos Estados Unidos, quando já estudava teatro na Shorter University

“Gostei muito das aulas de teatro desde o início, pois era algo muito lúdico. Fiquei tão encantada que nem parecia trabalho para mim, era uma diversão, e realmente tomei a decisão de trabalhar com isso”, explica a atriz. 

Helena formou-se em Administração e logo em seguida retornou ao Brasil para fazer novos cursos. De volta a Campinas, não deixou de lado o teatro e iniciou oficialmente a carreira de atriz, participando de peças como “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues, na escola Téspis. Além disso, teve outras atuações em peças como “Romeu e Julieta” e em uma produção de Commedia Dell’Arte, em São Paulo.

Em cena com a peça “Romeu e Julieta”

Do teatro para a televisão

Realizada trabalhando com teatro nos últimos anos, Helena Pinotti recebeu a oportunidade de participar de uma telenovela. No início, a campineira não sabia o nome, nem mesmo a emissora em que a produção seria exibida. Apenas enviou material de trabalhos que havia realizado no teatro e foi convidada para as gravações. Chegando lá, descobriu que iria participar da novela Além da Ilusão, da autora Alessandra Poggi, que vai ao ar às 18h, de segunda-feira a sábado, na TV Globo.

“O convite veio através de indicações. Conheço algumas pessoas aqui de Campinas que são do teatro, fazem alguns trabalhos de figuração e comentaram que teria gravação de uma novela, mas à princípio não falaram qual era. Cheguei lá sem saber qual era a gravação e para qual emissora era. Apenas mandei material meu, eles gostaram e me chamaram”, conta a atriz campineira.

“Chegando lá, eles comentaram que era produção da Globo e já no camarim estavam todos os atores, como o Rafael Vitti, João Vitti e Larissa Manoela. Todo mundo estava ali, não estava esperando aquilo e foi uma surpresa muito boa”, valoriza.

A atriz nos bastidores das cenas do acidente de trem na novela Além da Ilusão, que foram ao ar nos dias 23 e 24 de fevereiro

Helena Pinotti participou de dois capítulos no início da produção, quando um acidente de trem proporciona uma reviravolta na vida do personagem Davi, interpretado por Rafael Vitti. Na novela, ocorre uma transição de tempo e ele muda de identidade. Os capítulos que a campineira participou foram ao ar em dois dias seguidos, primeiro em 23 e depois em 24 de fevereiro – por coincidência, a data do seu aniversário.

“Foi uma surpresa total o capítulo ser exibido no dia do meu aniversário. A gente não tem noção de quando vão ao ar as cenas. Na época das gravações, não sabíamos nem quando estreava a novela. Eu sabia que o acidente seria no começo por conta da reviravolta do personagem, mas não sabia qual fase eu apareceria. Teve uma transição de tempo na novela e foi uma surpresa cair no meu aniversário, dia 24 de fevereiro”, enaltece a atriz, que por enquanto não sabe se participará de mais capítulos nessa produção, mas deve gravar em breve algumas séries da Record TV.

Cena da peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues, na escola Téspis, em Campinas

Teatro, televisão e… cinema

Além da experiência no teatro e recentemente na televisão, Helena também já trabalhou com cinema, participando de alguns curtas-metragens, mas a campineira valoriza a liberdade de criação do teatro, pois tanto no cinema quanto na televisão, de acordo com ela, o diretor é quem tem mais controle do que vai acontecer na produção:

“Eu gosto muito de teatro, digo que é uma ferramenta que o ator tem para lapidar a sua arte, a sua profissão. O cinema e a televisão são mais artes do diretor, de quem está dirigindo as cenas e consegue captar mais o visual. No teatro, você tem essa possibilidade de criação muito maior”, ressalta.

“A experiência na novela me fez ver que não é tão simples fazer televisão. O pessoal do teatro às vezes tem um pouco de preconceito com quem faz TV, mas eu perdi esse preconceito ao ver que também é difícil. É comparável ao futebol, como se você jogasse futebol no campo e no salão. Apesar das semelhanças, são completamente diferentes”, finaliza a atriz, que está fazendo uma peça com a Companhia de Teatro de São Paulo, que também é um modelo de teatro virtual e conta com técnicas do audiovisual.

Atuação de Helena na peça sobre Commedia Dell’Arte, em São Paulo
Tags: Além da IlusãoCampinascampineiracarreiracinemaFutebolfutsalGloboGuaraniHelena PinottipeçasteatroTV
CompartilheCompartilheEnviar
Eduardo Martins

Eduardo Martins

Notícias Relacionadas

Semana do Brincar: cosplay de personagens da série de filmes Star Wars estarão na Torre do Castelo - Foto: Divulgação/PMC

Star Wars na Torre do Castelo abre ações da Semana do Brincar

18 de maio de 2022
Cursos de programação e Robótica no Sesi são voltados a crianças e adolescentes até 15 anos - Foto: Divulgação

Sesi de Campinas e de Americana abrem inscrições para cursos gratuitos

18 de maio de 2022
Foto: Reprodução

Centro Boldrini realiza bazar para celebrar retorno de voluntários

18 de maio de 2022
8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas: evento vai reunir amantes do hobby - Fotos: Divulgação

Estação Cultura recebe no sábado 8º Encontro de Ferromodelismo

18 de maio de 2022
Cupertino tem alegado inocência, mas câmeras de circuito de segurança mostram ele atirando 13 vezes contra as vítimas Foto: Polícia Civil/Divulgação

Paulo Cupertino vagou disfarçado por Campinas, Itatiba e Pedreira em três anos de fuga

18 de maio de 2022
Massa de ar polar na RMC: Campinas deve atingir nesta quarta-feira a temperatura mais baixa do ano - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Massa de ar polar potente ‘gela’ Campinas e cidades da região

18 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Estudante é enterrada sob comoção; suspeito é procurado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Unicamp decreta luto de 3 dias por estudante encontrada morta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • CPFL abre vagas para curso gratuito de eletricista em Campinas e região

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist