O mês de agosto está começando e o primeiro turno da Série B chegando ao fim. Mesmo assim, o torcedor da Ponte Preta ainda tenta decifrar qual a verdadeira luta de seu time do coração no campeonato.
Ainda sem conseguir triunfar como visitante nem engatar uma sequência de vitórias consecutivas, a Macaca aparece na zona intermediária da tabela, na 12ª colocação, com 23 pontos em 18 rodadas. A distância para a zona de rebaixamento é de quatro pontos, enquanto a distância para o grupo de acesso, de seis.
Com 42% de aproveitamento na Série B, a Ponte Preta possui desempenho de quem briga para não cair como visitante, com apenas quatro pontos fora do Majestoso, mas de quem luta para subir como mandante, com 19 pontos dentro de seu estádio. Invicta e 100% em casa desde a chegada do técnico Nelsinho Baptista, a Macaca tenta encerrar o primeiro turno com vitória sobre o Avaí, neste próximo domingo (4), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Dentre os sete representantes do estado de São Paulo na atual edição da Série B, a Ponte Preta é o único com briga ainda indefinida no campeonato. Isso porque, neste momento, três times paulistas estariam sendo rebaixados à Série C, enquanto outros três subindo à Série A, portanto seis possuem objetivos claros dentro da competição.
Maior rival da Ponte, o Guarani é o lanterna da Série B, com apenas 11 pontos, estando virtualmente rebaixado para muitos. O Ituano vem logo na sequência, na penúltima colocação, com 13 pontos. Duas posições acima, o Botafogo-SP fecha o Z4, com 19 pontos.
No outro extremo da classificação, o Santos lidera a Série B de forma isolada, com 33 pontos, embora o Sport Recife seja o líder por pontos perdidos. Mesmo fora do G4, a equipe pernambucana possui dois jogos a menos e soma 28 pontos, portanto pode chegar à ponta se vencer seus dois compromissos adiados.
No entanto, mesmo que isso aconteça, Novorizontino e Mirassol seguiram dentro do grupo dos quatro primeiros colocados. Nesse momento, o Tigre é o vice-líder, com 30 pontos, enquanto o Leão aparece na terceira posição, com 29.