4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Drama do emprego deixa pessoas com deficiência mais longe do mercado na RMC

Estudo fez mapeamento relativo à inclusão de PcDs e reabilitados nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
5 de junho de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Drama do emprego deixa pessoas com deficiência mais longe do mercado na RMC

Cadeirante trabalha como frentista em posto de gasolina de Brasília Foto: Rose Brasil/Agência Brasil

Os números do desemprego no Brasil, apesar da recente queda mostrada pelo IBGE, são tristes e indignos. Aproximadamente 11,3 milhões de brasileiros estão sem ocupação, taxa de 10,5% da População Economicamente Ativa no trimestre avaliado de fevereiro a abril último. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), essa taxa também oscila por volta dos 10%. São aproximadamente 250 mil pessoas buscando vagas – ou em desalento pela falta de perspectiva.

Transportando esse cenário para o universo ainda mais restrito e desafiador da Pessoa com Deficiência (PcD), o drama se aprofunda diante das dificuldades legais, da falta de cumprimento da legislação pelas empresas e do preconceito que ainda impera junto a esse profissional.

A jornalista e ativista Kátia Fonseca traduz esse cenário indicando que não há fórmulas prontas nem decisões mágicas para melhorar o cenário do emprego entre as pessoas com deficiência. “Mas há sim soluções”, afirma, com a convicção de quem tem décadas de militância pela causa. Ela é uma pessoa com deficiência física, ativista na defesa das pessoas com deficiência e membro do Centro de Vida Independente do Brasil (CVI-Brasil).

Ela pontua que a situação piorou ainda mais com a pandemia, que gerou impactos econômicos para todas as atividades. “As empresas resistem muito a cumprir a lei. Como sempre, no nosso País, não há punição, não há vigilância”, destaca. “Agora, depois da pandemia, piorou bastante esse quadro. Se já era difícil, ficou ainda mais”, detalha.

 

“Essa parcela mais frágil, essa parcela mais marginalizada, sofre mais”, reforça Kátia Fonseca.

 

A pedido do Hora Campinas, Kátia, que também é atriz, deu o seguinte depoimento ao portal. Aposentada, ela segue trabalhando profissionalmente na produção de conteúdo. Referência na região, dá exemplos sucessivos de resiliência, superação e assertividade quando precisa se impor e deixar o seu recado.

 

 

Debate

Esse tema mobilizou nesta semana o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na mesa, o debate sobre o emprego da pessoa com deficiência (PcD) na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O encontro contou com a presença de empresas, representantes de prefeituras, Conselhos Municipais de Direitos das Pessoas com Deficiência, Câmaras Municipais e entidades da sociedade civil.

 

Números

Segundo a pesquisa realizada pelo Cesit, em dados estimados para 2022, existe um total de 171.668 pessoas com deficiência na RMC. As cidades de Campinas (66.721 pessoas), Sumaré (15.117) e Americana (12.960) são as que possuem a maior população de PcDs da RMC. A maior variação de aumento populacional deste público, comparando os anos de 2010 e 2022, são os municípios de Engenheiro Coelho (35,2% de aumento de PcDs), Paulínia (32,3%) e Holambra (32,2%).

Os dados populacionais de 2022 também apontam na RMC um total de 101.309 pessoas com deficiência que têm idade entre 20 e 64 anos (potencialmente aptas ao trabalho), e 81.559 acima de 64 anos.

 

Na faixa etária de 15 a 19 anos existem 4.572 PcDs na RMC, ou seja, com potencial para ingressar em programas de aprendizagem.

 

“Os números demonstram que a maioria das pessoas com deficiência da RMC estão em idade laboral, aptas a ingressar no mercado de trabalho, sendo boa parte dessa população composta por trabalhadores admitidos com Ensino Médio completo e Superior. Tal realidade é uma mostra de que a maior barreira que ainda se enfrenta no mundo do trabalho é a do preconceito e da falta de informação. As PcDs são tão capazes e competentes para o trabalho como qualquer outro trabalhador”, pontuou a procuradora Danielle Olivares Corrêa.

 

Cota legal

Com relação ao cumprimento da cota legal, em 2019, o estudo aponta que 874 empresas com mais de 100 empregados estão sediadas na RMC, localizadas principalmente em Campinas (38%), Indaiatuba (8,5%) e Americana (7,9%). Destas, apenas 169 cumprem a cota de contratação de pessoas com deficiência e reabilitadas, ou 19,3% do total. A lei de cotas estabelece que empresas com 100 ou mais empregados devem obrigatoriamente preencher um percentual variável de 2% a 5% de seu quadro funcional com empregados que tenham algum tipo de deficiência ou sejam reabilitados do trabalho.

De acordo com a pesquisa, os municípios com maior percentual de empresas que cumprem a cota estão em Monte Mor (53,8% do total cumpre a cota), Pedreira (50%) e Indaiatuba (29,3%). Por outro lado, não foi identificado o cumprimento da cota em nenhuma empresa dos municípios de Santo Antônio da Posse, Morungaba e Engenheiro Coelho.

O estudo apontou que em 2019 estavam previstas 17.837 vagas para PcDs e reabilitados nos 20 municípios da RMC, em números absolutos, mas apenas 8.663 foram ocupadas (47,2%), gerando um gargalo de 9.174 vagas não ocupadas (52,8%).

 

Queda do emprego

A pesquisa também aponta que, somados os anos de 2020 e 2021, foram admitidas no mercado de trabalho da RMC 3.652 pessoas com algum tipo de deficiência (1.422 em 2020; 2.230 em 2021). Em relação à admissão por sexo, é maior entre os homens, com um total de 2.215 admitidos entre os anos de 2020 e 2021, especialmente nos municípios de Campinas (866), Americana (188) e Indaiatuba (147). Foram admitidas, no mesmo período, 1.437 mulheres com algum tipo de deficiência ou reabilitadas, com maior número de registros nos mesmos municípios: Campinas (691), Indaiatuba (98) e Americana (91), seguidos por Jaguariúna (82).

Entre 2020 e 2021, o número de PcDs e reabilitadas contratadas na RMC foi maior entre aqueles com grau de escolaridade intermediário, sendo 2.275 com ensino médio completo, 474 com curso superior completo e 248 com ensino fundamental completo.

Porém, de um ano para o outro, o número de desligamentos foi considerável, gerando um saldo negativo e apontando para o encerramento de vagas para este tipo de público. Em 2021, Campinas demitiu 960, Americana 200 e Indaiatuba 179.

 

 

 

É preciso fazer mais

Para a jornalista e ativista Kátia Fonseca, a realidade se impõe e é preciso fazer mais. “A questão do mercado de trabalho é bastante complexa. Não é só dar uma vaga para a pessoa com deficiência”, adverte. “Precisa haver um olhar mais transversal para essa parcela da população. Passa pela saúde, pela educação. Existem soluções. As próprias empresas podem promover cursos de qualificação, que banquem o transporte, que banquem a mensalidade. É preciso um olhar mais atento, mais humanidade, mais empatia. E que o governo faça a sua parte”, finaliza.

 

O que diz a Constituição

Previsto na Constituição da República de 1988, o amparo à pessoa com deficiência também está presente nas relações de trabalho desde a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) e, mais recentemente, foi consolidado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

De acordo com o estatuto, pessoa com deficiência é “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

 

Prioridade processual

Pessoas com deficiência têm prioridade na fila de processos trabalhistas. Esse direito é assegurado pela Lei 12.008/2009 e também se estende a idosos e a cidadãos enfermos. Também está previsto no art. 9º, inciso VII, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que determina o atendimento prioritário, “sobretudo com a finalidade de tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências”. A preferência pode ser requisitada mediante requerimento ao juiz, do qual conste a comprovação da condição de saúde.

 

Cotas

De acordo com a Lei da Previdência Social (Lei 8.213/1991, artigo 93), as empresas com 100 ou mais empregados estão obrigadas a preencher de 2% a 5% de seus quadros com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. O parágrafo 1º do mesmo dispositivo condiciona a dispensa desses empregados à contratação de outro nas mesmas condições.

Segundo a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST, o descumprimento dessa obrigação, caso haja culpa da empresa, pode levar à sua condenação ao pagamento de multa e de indenização por danos morais coletivos.

Tags: CesitCVI-Brasildefesa dos direitos das pessoas com deficiênciainclusãoKátia Fonsecamercado de trabalhoMinistério Público do TrabalhoPCDpessoas com deficiênciapreconceitoRMCUnicamp
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Aposentados de Campinas já podem pedir isenção de IPTU para 2027
Cidade e Região

Aposentados de Campinas já podem pedir isenção de IPTU para 2027

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Mulher faz sinal de socorro com a mão e agressor é preso em Americana
Cidade e Região

Mulher faz sinal de socorro com a mão e agressor é preso em Americana

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Jardim Bassoli recebe mutirão de limpeza e manutenção a partir desta segunda

Jardim Bassoli recebe mutirão de limpeza e manutenção a partir desta segunda

4 de maio de 2026
Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

4 de maio de 2026
Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

4 de maio de 2026
Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

Câmera na João Jorge com Salles Oliveira vai registrar condutas de risco a partir desta segunda (4)

4 de maio de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.