Duas clínicas de estética no Cambuí foram autuadas pela Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira (25), por exercerem atividades que não estão autorizadas nesta Fase Emergencial do Plano São Paulo. Um dos estabelecimentos foi autuado pela segunda vez, de acordo com a Prefeitura de Campinas.
Por conta de denúncias feitas pela população sobre aglomeração, falta de uso de máscaras e descumprimento de outras medidas sanitárias, além das clínicas, também foram vistoriados um condomínio comercial, padarias, supermercados, restaurantes, pastelaria, imobiliária, loja de produtos de limpeza, academia, salões de beleza, clínicas de fisioterapia, imobiliária e escritório de marketing. No entanto, quando os fiscais chegaram, não foram constatadas irregularidades e os proprietários foram orientados sobre as medidas sanitárias vigentes.
Segundo a Prefeitura, a Vigilância percorreu os bairros Jardim dos Oliveiras, Jardim Proença, Vila Lemos, Bosque, Centro e Cambuí. Além de verificar as denúncias, as equipes também fizeram ronda para checar se os estabelecimentos estão cumprindo com as restrições.
Os estabelecimentos que não estão cumprindo o decreto podem ser multados em R$ 3.030,88 (800 UFIc’s) e lacrados imediatamente.
A população pode fazer denúncias por meio do telefone 156 do município e pelo número 0800-771 3541, do sistema estadual.
No endereço na internet https://covid-19.campinas.sp.gov.br/, o cidadão pode consultar os dados epidemiológicos, se informar sobre recomendações técnicas e legislação relacionadas à Covid-19 no município. (Com informações da Prefeitura de Campinas)