Reginaldo Pupo
Especial para o Hora Campinas
Um carro elegante, com design moderno e que atrai a atenção de curiosos por onde passa. E o que é melhor, 100% elétrico. Estamos falando do JAC E-J7, o sedan de luxo da marca chinesa lançado no ano passado. Desde então, ele continua sendo comercializado sem atualizações ou modificações estéticas.
E nem precisava, pois os engenheiros que desenharam o carro estavam inspirados diante da prancheta. O primeiro sedã elétrico do Brasil se apresenta com sua frente clean, sem muitos elementos, devido à ausência de grade de refrigeração. No entanto, é neste local onde é feito o carregamento do carro. Por isso ficou bem harmonioso.
O conjunto dos faróis dianteiros é full led e o desenho oferece um visual bem moderno. O conjunto traseiro também é totalmente led e percorre toda a traseira do carro, de um lado a outro. À noite, é possível observar a lanterna a quilômetros de distância.
Apesar de ser considerado um sedã, o caimento do teto torna seu design “cupezado”, com um certo ar de esportividade. O que agrada aos olhos. O porta-malas tem capacidade para generosos 590 litros, um excelente espaço para quem viaja em família e precisa levar muitas bagagens.
Por falar em viagem, o EJ-7 tem autonomia de 402km (pelo ciclo chinês), mas esses números podem ser melhorados caso a condução seja contínua e em velocidade que não ultrapasse os 100km/h. Além disso, o carrão de luxo da JAC possui o sistema de regeneração das baterias nas descidas e frenagens, o que aumenta sua autonomia final.
O E-J7 surge também com um interessante custo x benefícios diante de marcas como BMW e Audi com motores a combustão ou híbridos. De acordo com a marca, seu sedã premium sai a R$ 252.900,00, enquanto o BMW Série 5 plug-in híbrido sai a partir de R$ 455.950,00, portanto, sem ser 100% elétrico.
É mais vantajoso adquirir o EJ-7 que um Renault Zoe, carro bem menor, com pouco espaço, sem o luxo do JAC, menos autonomia e que sai por R$ 239.990,00 com meros 254km de autonomia.
Luxuoso e espaçoso
Outras qualidades do EJ-7 são o acabamento e o espaço internos. Os passageiros que viajam no banco traseiro têm espaço de sobra. Dá até para cruzar as pernas ou trabalhar em um laptop, usando as luzes de cortesia em led. Afinal, ele possui 4,7m de comprimento com um entre eixos de 2,8m.
O ocupante do banco do meio também irá viajar tranquilamente, devido à ausência do túnel central. Há porta-revistas, ar climatizado, duas saídas para carregamento de smartphones e um porta-objetos.
O acabamento das portas é feito em couro e com um material semelhante ao black piano. Os bancos, tanto traseiros como os dianteiros, também garantem muito conforto. O teto panorâmico gera uma boa visualização para quem gosta de ver a paisagem lá do alto.
O painel central do carro impressiona pela tecnologia e também pelo design. O material é feito em soft touch e muito bem acabado, tornando o carro bem luxuoso e páreo para BNW, Audi e Mercedes-Benz.
O multimídia é vertical, semelhante aos carros da Volvo e Tesla, com Android Auto e Apple CarPlay, este último, apenas por intermédio de cabo. Sem botões físicos, praticamente todas as funcionalidades do carro são feitas pela tela, como o ar climatizado, volume do som, aquecimento dos bancos, entre outras configurações.
À noite, uma luz suave acende no painel e nas duas portas dianteiras, deixando o EJ-7 bem interessante. As cores e intensidade da luz podem ser ajustadas.
Outra funcionalidade do carro que o deixou bem atrativo por dentro é o seletor de “marchas”. Basta girar um botão para preparar o EJ-7 para ir para frente, para trás ou ficar neutro. E pronto. A base do seletor é toda em black piano.
A câmera de ré possui imagem de excelente qualidade e sua projeção em sua enorme tela multimidia oferece maior segurança durante as manobras.
O E-J7 possui uma potência equivalente a 193cv e 34kgfm de torque e é capaz de fazer de 0km/h a 100km/h em apenas 5,9 segundos. Nada mal para um carro grande, de 4,7m de comprimento e pesado. Sua bateria é de 50,1kwh