A empreendedora Graciane Martins, fundadora da Afro Academy, uma startup de impacto social de Campinas, foi uma das integrantes da 2ª edição do Amazon Conecta, evento da empresa Amazon que tem o objetivo de impulsionar pequenos e médios negócios.
Este ano foram 20 painéis, apresentados nos últimos dias 20 e 21, que reuniu especialistas, empreendedores e executivos da Amazon para promover uma troca de experiências e impactar a evolução desses negócios.
Graciane foi uma das integrantes do painel: Empreendedorismo preto: empoderando o Brasil, em que estavam também Fernanda Martins, fundadora da Thebosh, Fabiana Nogueira, fundadora da Tons de Preta e a Letícia Gabriella, diretora da Cufa e executivos da Amazon.
“Considero importante que grandes empresas tenham programas de incentivo para alavancar pequenos negócios. Eu vejo que falta espaço de fala para nós mulheres negras e empreendedoras, por isso esse espaço é relevante para que outras mulheres possam se inspirar em naquilo que estamos fazendo, nas barreiras que estamos rompendo”, comenta Graciane.
Empreendedora inquieta, Graciane criou a Afro Academy como uma iniciativa social para a requalificação de pessoas que haviam perdido seus empregos, durante a pandemia, em 2020. Desde então, mais de 800 alunos já foram formados e 92% deles conseguiram um emprego após concluir os treinamentos.
Como tudo começou?
A escassez de profissionais treinados para atuar como SDR (Sales Development Representative) em sua startup de viagens profissionais motivou Graciane Martins a criar um modelo inovador de formação. Alguns meses depois, em 2020, a pandemia interrompeu o projeto que tinha aulas presenciais aos sábados. Mas, as restrições causadas pela Covid, levaram a uma explosão da demanda por essa formação que vinha das empresas interessadas em contratar e também de um novo contingente de pessoas que tinham perdido seus empregos.
“Quem está desempregado tem pressa e precisa de uma formação de alta qualidade em pouco tempo e que lhe garanta empregabilidade imediata”, afirma Graciane.
Ela rapidamente entendeu que um fator fundamental para aumentar a empregabilidade dos alunos estava em ir além da formação técnica, conta a empreendedora. Por isso, incluiu também treinamentos para desenvolver as habilidades comportamentais e relacionais exigidas pelas empresas atualmente, conhecidas como soft skills, que passaram a integrar o conteúdo obrigatório de todas as formações.
Com o tempo, Graciane identificou que ainda havia lacunas na formação educacional básica e, para complementar a formação, acrescentou cursos para aprimorar os conhecimentos em redação, gramática, expressão verbal e um intensivo em inglês. “Notei que muitas pessoas precisavam de um apoio adicional para conseguir concluir o curso. A partir disso, criei a figura do mentor que acompanha o aluno ao longo do treinamento”, diz Graciane.
Essa preocupação com a formação integral dos alunos e o suporte para o ingresso no mercado de trabalho na nova profissão é o principal diferencial e fator que impulsiona o crescimento da Afro Academy.