27 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

ESG: estratégias para não ser só uma sigla da moda

Presidente da DPaschoal participa de evento no Insper e destaca que líderes devem assumir compromissos ousados

Redação Por Redação
19 de maio de 2022
em Geral
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Conceito de ESG: Insper promove lançamento do curso de pós-graduação Avançado em Sustentabilidade - Foto: Pixabay

Conceito de ESG: Insper promove lançamento do curso de pós-graduação Avançado em Sustentabilidade - Foto: Pixabay

Por Kátia Camargo

O conceito de sustentabilidade não é novo, mas ganhou força nos últimos dois anos. Nunca se falou tanto em ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança corporativa que se refere a ativos que, além dos aspectos financeiros, consideram os impactos ambientais, sociais e de gestão.

Em companhia de outras lideranças empresariais, o presidente da DPaschoal, Luis Norberto Pascoal, participou na última semana em São Paulo do evento “Um time sustentável” no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), com o lançamento do curso de pós-graduação Programa Avançado em Sustentabilidade.

O curso, que estava sendo gestado há mais de 15 anos, tem objetivo de debater a importância de aplicar a sustentabilidade em todas as frentes de negócio.

A formulação do conteúdo partiu da líder do Núcleo de Sustentabilidade e Negócios do Insper, Priscila Claro, e de José Geraldo Setter Filho, professor teaching fellow no Insper e coordenador executivo do Insper Metrics – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental.

Durante o lançamento do programa, Luis Norberto fez questão de reforçar que os líderes têm um papel crucial nesse processo e acredita que o novo curso do Insper chega em um ótimo momento. “Com o propósito de subir a régua, os verdadeiros líderes devem desenvolver planos de ação estratégicos que incluirão ouvir e reconhecer, assumir compromissos ousados (agora e no médio prazo) e canalizar o papel exclusivo de suas organizações para defender mudanças de longo prazo. Principalmente as de sustentabilidade”, destacou.

O empresário ressaltou ainda que os líderes precisam reconhecer que as mudanças climáticas são um problema de todos. “Além disso, é preciso entender que a igualdade e a justiça social não são apenas questões do setor público ou social. São assuntos de todos”, alertou.

Segundo Luis Norberto, o ESG não é capaz de gerar desenvolvimento sustentável sozinho. Num mundo onde a pobreza é endêmica, sempre haverá propensão a catástrofes ecológicas e de outras origens. “Portanto, o conceito de desenvolvimento sustentável requer que se atenda às necessidades básicas de todos e que todos tenham oportunidades de realizar suas aspirações por uma vida melhor”, disse o presidente da DPaschoal.

Prestes a completar 60 anos à frente de sua companhia, Luis Norberto ressaltou ainda que os líderes empresariais devem reconhecer cada vez mais que, além de entregar valor aos clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas, eles têm um compromisso com todas as partes interessadas, conforme articulado nas políticas corporativas, estratégias de investimento e propósito organizacional.

Evento de lançamento do curso sobre Sustentabilidade no Insper – Foto: Reprodução

 

“Investir em colaboradores, clientes e fornecedores, com muito treinamento, engajar-se eticamente com fornecedores, mesmo que digitalmente, e apoiar as comunidades nas quais trabalhamos beneficiam não apenas as nossas empresas, mas também são ações essenciais para o sucesso futuro de nossas comunidades e do nosso país”, exemplificou sobre atitudes que considera importantes.

O empresário deixou também uma mensagem para líderes e futuros líderes: “Compreender o papel social único que sua empresa desempenha pode ajudá-lo a moldar mensagens e comunicações autênticas e desenvolver ações correspondentes que se alinham aos seus objetivos estratégicos”.

Além da presença do empresário Luis Norberto Pascoal, participaram também do encontro no Insper Ana Buchaim, diretora executiva de pessoas, marketing, comunicação e sustentabilidade da B3, Fabio Barbosa, presidente da Fundação Itaú, e Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de suprimentos e sustentabilidade da fabricante de bebidas AmBev, dentre outros.

Tags: açõesDpaschoalempresaESGgovernançaHora Campinasliderançasmeio ambienteplanejamentosustentabilidade
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

O governador Rodrigo Garcia na coletiva de imprensa: redução do ICMS da gasolina no estado de São Paulo de 25% para 18% - Foto: Divulgação/Governo SP

Governo de SP reduz ICMS da gasolina para 18%

27 de junho de 2022
Emoção marcou a despedida do jornalista britânico, apaixonado pelo Brasil Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Funeral de Dom Phillips tem despedida emocionada no Rio

26 de junho de 2022
Exame da curva glicêmica para verificar nível e servir de parãmetro no tratamento: cuidados com a diabetes são muito importantes para evitar amputações Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés

26 de junho de 2022
Para receber a vacina da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Vacinação contra a gripe é ampliada no País

25 de junho de 2022
Comboio com veículos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios em evento em agosto do ano passado: defesa das armas Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Movimento PROARMAS organiza ato em 9 de julho

25 de junho de 2022

kkkk, 5555, LOL… As risadas on-line no mundo. Conheça!

25 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Com submetralhadoras em posição de tiro, policiais vasculham corredor do Shopping D. Pedro: noite de tensão e medo em Campinas Foto: redes sociais/reprodução

    Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto dentro do Shopping D. Pedro provoca pânico e correria entre clientes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Três suspeitos são presos e outro morre após fuga de assalto no shopping D. Pedro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Parada LGBT espera 20 mil em Campinas; veja o que muda no trânsito

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grande público acompanha a 22ª Parada do Orgulho LGBT; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist