Poesia, dança e dinâmicas criativas da arte circense. São esses elementos que estarão presentes no espetáculo “Os guardiões do livro encantado”, que está mobilizando dezenas de crianças inscritas no projeto social Despertar das Artes, de Sumaré. A peça teatral acontece no dia 19 de outubro, às 19h, no Teatro Divanir Moreira, de Nova Odessa. A entrada é gratuita.
A apresentação vai expor a vivência e o processo artístico das crianças do projeto e foi elaborada para envolver a sociedade em uma reflexão no mês em que se celebra o Dia das Crianças (12) e o Dia Nacional do Livro (19).
O educador Danillo Sabino, formado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conta como se desenvolveu o processo de idealização da peça. A história foi elaborada pelos próprios alunos.
“Durante as aulas foram propostos jogos de improvisos, criações de cenas teatrais, dança e de circo”, conta.
“A partir desses exercícios, começaram a surgir imagens e debates referentes à importância da leitura em nossos dias, às mudanças sociais causadas pelos avanços tecnológicos e as implicações dessa realidade em nossas vidas”, afirma. “Assim, foram levantadas possíveis histórias a serem contadas, desde de um mundo fantasioso até coisas factuais que impactam a vida de todos”.
A história
O espetáculo fala sobre um livro-mágico que, por uma guerra de poderes, foi levado de seu lugar de origem. Percorreu durante séculos vários lugares, com diversas pessoas tentando usar de seus poderes, até que finalmente alguém o encontra e entende que é necessário levá-lo de volta, para o lugar de origem.
“Os ensaios foram pensados dentro do processo artístico de cada um e não somente levando em conta o resultado final”, detalha Sabino. “No começo, cada oficina teve seu tempo para a elaboração. Depois, os ensaios foram se transformando de forma a serem encaixados nas apresentações, misturado às modalidades do projeto, como literatura, circo e dança”, expõe.
Autocobrança
O educador explica o esforço dos participantes em entregar um espetáculo de qualidade. “Enquanto artistas, temos uma autocobrança”, justifica.
“Tudo que desejamos é que, além de estarem fazendo algo que gostem, as crianças se divirtam”, aponta.
“Estamos empolgados e ansiosos com a entrega dessa apresentação. Acreditamos em nosso jovem elenco”, conclui o motivado educador.
Com a aplicação de soluções midiáticas de áudio, o projeto apresentará composições inéditas para sensibilizar o público.
O projeto
Por meio do projeto Despertar das Artes, a Sociedade Humana Despertar – SHD -, em parceria com a Agência Humanitária Humaniza, oferece oficinas gratuitas de circo, literatura e dança para crianças e adolescentes de Sumaré e região. O projeto é viabilizado com apoio do ProAC ICMS e conta com o patrocínio da CPFL Energia e apoio da Rumo Logística e do Instituto CPFL.
Os interessados em conhecer mais e apoiar os projetos da Sociedade Humana Despertar podem entrar em contato por e-mail ([email protected]), telefone (19-3873-9015), site (shd.org.br) ou na sede (Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré).
SERVIÇO
“Os guardiões do livro encantado”
Data e horário: Quarta-feira, 19 de outubro, às 19h
Local: Teatro Municipal de Nova Odessa Divair Moreira. Rua do Tamboril, 140 – Jardim das Palmeiras – Nova Odessa.
Entrada: gratuita