Um jogo dinâmico e divertido, com o desenho de estratégias e desafios, onde não existe um vencedor, mas todos saem ganhando. Esse é o recurso utilizado pelo projeto Heróis em Ação, que chega às instituições Casa Hosana e Casa dos Anjos, da Organização da Sociedade Civil (OSC) Casa Maria de Nazaré, em Campinas, para promover, de forma lúdica, as competências essenciais para a formação integral dos jovens e sua participação ativa na construção de um futuro melhor.
O projeto, que deve beneficiar mais de 120 jovens no município, inclui a capacitação de multiplicadores a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em quatro módulos formativos, presenciais e virtuais, até novembro.
É essa metodologia, em formato gamificado, ou seja, de um jogo colaborativo, que embasa as ações com os jovens, conduzidas por um arte-educador local, para que consigam elaborar e implementar intervenções em torno de uma causa que faça sentido onde vivem, a fim de mobilizar a comunidade.
O intuito é que ganhem protagonismo, novas habilidades e se apropriem de seu espaço.
Ao final desse processo, será realizada uma exposição de cinco dias, prevista para dezembro e inspirada no livro “Lá Onde Eu Moro”. Com painéis fixos introdutórios e mostras de arte construídas coletivamente pelos jovens, a exposição oferece aos visitantes uma experiência imersiva e enriquecedora, convidando-os a explorar e refletir sobre o tema central, enquanto apreciam as manifestações artísticas únicas e criativas produzidas pelos grupos Heróis em Ação.
“Esse momento é uma celebração da expressão artística, do trabalho em equipe e da capacidade de transformar ideias em realidade por meio da colaboração, com inspiração em seus territórios”, explica Júnior Ribeiro, coordenador do Heróis em Ação na Evoluir.
“Todos os projetos da Evoluir são elaborados para ajudar a desenvolver cinco competências que serão fundamentais para que esses jovens possam prosperar como cidadãos em um mundo em constante transformação: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, enumera Júnior.
“São diretrizes que permitem trabalharmos habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento e interação, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para a promoção do bem comum”.
O coordenador ressalta ainda que, no Heróis em Ação, o caminho encontrado para concretizar tudo isso foi a gamificação, que é algo muito familiar para os jovens e que oferece um aprendizado lúdico, com base em conceitos importantes.
“Eles constatam, na prática, que podem ser agentes de transformação positiva em seu próprio território, pesquisando e definindo em qual causa desejam atuar, dentro do que é mais importante para aquela comunidade”, diz.
A iniciativa é realizada pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – patrocinada pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio e que está presente no município com um de seus 14 Centros de Coleta próprios, e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
Assim como todos os projetos da Evoluir, o Heróis em Ação dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).