De Campinas para os palcos dos maiores eventos de crédito consignado do País. Esta é a história de sucesso de Gabriel Ramalho, que combinou resiliência, visão de negócio e vontade de crescer para transformar uma realidade que sugeria sofrida e de poucas perspectivas. Ex-vendedor ambulante e negociando muambas em banquinhas informais do Centro campineiro, ele começou a vida profissional vendendo chocolates em colégios e eletrônicos do Paraguai para complementar a renda.
Hoje, Gabriel comanda um ecossistema de crédito consignado que já fatura R$ 12 milhões por ano.
Entre as frentes de atuação estão o Workshop Corban 360, realizado anualmente e considerado o maior evento do setor no Brasil; a RK Soluções Empresariais, fundada ao lado da esposa, Anna Klein, que oferece que oferece tecnologias para vendas, a Universidade Gerando Resultados que capacita Correspondentes Bancários; e a promotora de crédito consignado GR Promotora, para 2025, a expectativa é dobrar o faturamento do grupo.
De acordo com dados da Febraban, o setor de correspondentes bancários já ultrapassa a marca de 210 mil pontos de atendimento no Brasil, sendo peça fundamental na democratização do acesso a produtos financeiros, especialmente em regiões afastadas do Brasil que é um país continental.
O segmento movimenta centenas de bilhões de reais por ano em operações como crédito consignado, financiamentos e seguros — e ainda carece de estruturação e capacitação profissional em larga escala, lacuna que Gabriel enxergou e resolveu atacar.
Aos 17 anos, Ramalho começou sua carreira trabalhando na tesouraria de uma empresa de finanças.
Com pouco tempo, se destacou, assumiu cargos de gestão e chegou à diretoria comercial. Mas não sem sacrifícios: morou nos fundos de uma loja, enfrentou dificuldades financeiras, adiou a conclusão da faculdade e recorreu à venda de eletrônicos para complementar a renda. Foi nesse período que começou a enxergar uma dor no mercado: a ausência de capacitação e ferramentas práticas para os correspondentes bancários crescerem.
Ao perceber a dificuldade de seus colegas para entender novos produtos financeiros, ele começou a ministrar workshops sobre gestão, tecnologia e técnicas de vendas.
O sucesso foi imediato.
Os encontros, inicialmente informais e com salgadinhos comprados do próprio bolso, deram lugar a turmas cheias e demandas crescentes. Para se profissionalizar, buscou formações em coaching, oratória e treinamentos internacionais. Junto da esposa, fundou uma empresa de tecnologia e consultoria voltada para os correspondentes bancários.