O Parque D. Pedro Shopping abriga até o próximo dia 17 de outubro a exposição fotográfica “S21 Futsal Campinas” – primeiro time de Futsal Down Feminino e Masculino da cidade. A iniciativa apoia, incentiva e traz visibilidade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O projeto começou a ser idealizado em 2015, por José Antonio Peixotão, Marcos Ribolli e Maurício Carvalho. Mas, somente em junho de 2019, a equipe deu seus primeiros dribles e chutes, com oito atletas representando o S21 Campinas.
Com o passar dos anos, a iniciativa se fortaleceu e se profissionalizou. Hoje, atende gratuitamente 50 atletas, a partir dos 6 anos de idade, por meio de uma ação de construção coletiva e voluntária de profissionais de educação física, pais e amigos. A mostra traz imagens do fotojornalista esportivo Marcos Ribolli com a curadoria de André Montejano.
Educadora física com síndrome de Down, a professora Bianca Dias Tagliacozzo integra a comissão técnica da equipe e lembra a trissomia do cromossomo 21 (T21), como também é conhecida a síndrome de Down, não impede o aprendizado da pessoa.
“É muito legal eu poder aplicar meus conhecimentos de educadora física. Inclusive, meu trabalho de conclusão de curso foi sobre a importância do exercício para as pessoas com Down. As pessoas com Down conseguem aprender qualquer coisa. O importante é prestar atenção se ela entendeu os comandos”, explica.
“Essa iniciativa me enche os olhos! É uma oportunidade de associar atitude saudável ao crescimento da autoestima, sensação de pertencimento e representatividade”, conta Flávia Pereira Nogueira, de 42 anos, pediatra e mãe do atleta João Augusto Nogueira Cardoso Faria, de 10 anos. João foi diagnosticado com Down no nascimento. “Como pediatra, a primeira coisa que me veio à mente foi o medo de que ele pudesse ter alguma condição de saúde mais grave, associada à sua condição genética, afinal é o que aprendemos na faculdade. Mas, no dia a dia, eu já havia convivido muito com pessoas que trabalhavam com este público e, também, eu já tinha tido algumas experiências com famílias que tinham filhos com a trissomia 21. Então, foi mais fácil dar o primeiro passo na busca de estimular e desenvolver de forma mais adequada o João”, conta a médica.
“Se trata de arte, de fotografia, mas, acima de tudo, de destacar a importância de quebrar barreiras da inclusão e transformá-las em potenciais. É um privilégio abrir as portas do shopping para um projeto tão significativo”, explica o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Marcelo Zaffalon.
A iniciativa retratada na exposição, segundo Maurício Carvalho, coordenador do projeto Maravilha MáXXIma e um dos responsáveis pela Exposição, incentiva o início de outras equipes de futsal e de outras modalidades esportivas em Campinas e outras cidades brasileiras. Ele lembra que o projeto é pioneiro em dar oportunidade e ter na comissão técnica uma educadora física com síndrome de Down, a professora Bianca Dias Tagliacozzo.
Serviço:
Exposição “S21 FUTSAL CAMPINAS no Parque D. Pedro Shopping
Período: de 29/09 a 17/10
Local: Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Pedras
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Segunda a Sábado, das 10h às 22h
Domingos e Feriados, das 12h às 20h