Campinas recebe neste final de semana a IV edição da Feira Mamona. O evento no sábado (24) e domingo (25) e é dedicado às publicações independentes, fotolivros, arte contemporânea e cultura visual.
Realizada pelo Ateliê CASA Campinas, sob a coordenação da artista Estefania Gavina, a feira já se firmou como uma referência no circuito cultural da cidade e promete uma programação intensa e plural para todas as idades.
Neste ano, a Mamona traz como destaque internacional a curadora e editora Julieta Escardó (Argentina), idealizadora do Prêmio Felifa – uma das mais importantes premiações para livros de fotografia na América Latina. Julieta ministrará um workshop intensivo sobre processos de criação e circulação de fotolivros, compartilhando sua experiência com autores, editores e artistas visuais.
Outra atração inédita é a masterclass “Fotolivro: os colóquios imagéticos e suas andanças”, conduzida por Luciana Molisani e José Fujocka, fundadores da Lovely House, reconhecida casa editorial paulista. A dupla apresentará suas práticas curatoriais e editoriais, que aliam o design gráfico à fotografia para transformar livros em experiências sensoriais e poéticas.
A programação inclui a exposição coletiva “Fabulação de Arquivos de Família”, reunindo obras de 12 artistas de diversas regiões do Brasil que investigam o poder evocativo da imagem vernacular. A programação do dia 24, a partir de 14h apresentará lançamentos de fotolivros, rodas de conversa e encontros com editores e curadores.
Com a participação especial de Eder Chiodetto que atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia.
Como curador independente realizou, desde 2004, mais de 180 exposições no Brasil e no exterior. Chiodetto foi também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP de 2006 a 2020. Fundou o Ateliê Fotô em 2011 e a Fotô Editorial em 2016.
A partir de 17h, o espaço será animado por DJ Selekta Tonelada, com mais de 300 programas lançados todo domingo pela Mutante Rádio, Selekta Tonelada apresenta sets repletos de músicas com presença forte de tambores, congas e djembes, indo do Candombe Uruguaio ao RAP, do afrobeat ao mais profundo regional brasileiro, passando por muitas outras vertentes afro-diaspóricas.
No domingo (25), às 15h, acontece o lançamento da nova edição da revista “Mulheres Luz”, com a presença da curadora e gestora Mônica Maia. Outros convidados especiais são Fabiana Bruno (Foto Editorial e ACHO arquivo) e Rony Maltz (LP Press), que estarão disponíveis para conversar com o público e artistas locais.
A fotógrafa argentina Clara de Estrada apresentará no domingo seu fotolivro Avistaje que propõe, por meio de operações miméticas carregadas de humor, um espelho no qual possamos nos refletir e repensar a relação entre humano e não humano.
Também participam artistas do curso de Artes Visuais da Unicamp e o mestre da gravura Ulysses de Paula.
Os sabores autênticos da culinária árabe da Laziza, cozinha familiar comandada por mãe e filha sírias. Os doces de Liana Boreli e carrinho com pipocas artesanais de mais de oito sabores, garantindo diversão para toda a família.
A feira traz para as crianças uma oficina de origami.
Serviço:
IV Feira Mamona
24 e 25 de maio – sábado e domingo
Horário: 14h -20h
Ateliê CASA Campinas
Rua Maestro Agide Azzoni, 320 – Chácara da Barra – Campinas