Entre risadas, danças e músicas consagradas do universo do forró, a palhaça Papoula, vivida pela artista da cena Pamela Leoni, acompanhada por musicistas de Campinas/SP, apresentam o espetáculo ‘Forró da Palhaça Papoula’ no teatro do Sesi Amoreiras dia 7 de novembro, sexta-feira, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados com antecedência pela plataforma SESI.
A Cia Laleoni, responsável pela concepção do espetáculo, realiza dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h, também no Sesi, uma apresentação gratuita do espetáculo ‘A Vaqueira’, solo de palhaçaria que diverte pessoas de todas as idades. Os ingressos devem ser reservados na mesma plataforma digital do espaço.
A união entre artistas formados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) em diferentes linguagens (Artes Cênicas, Música e Dança) gerou o ‘Forró da Palhaça Papoula’, que se comunica com públicos de todas as idades.
Celebrando a cultura raiz do forró pé de serra, as belezas e comédias do universo rural, as riquezas da cultura popular e o potencial de transformação e comunhão da palhaçaria musical, a peça desperta memórias afetivas em adultos e introduz a cultura do forró para crianças.
Além desta sessão aberta ao público em Campinas, o grupo está desde setembro em turnê pelo interior de São Paulo e já realizou apresentações abertas e fechadas para escolas nas cidades de Assis, Botucatu, Pardinho, Campinas e Mogi Mirim, junto a oficinas gratuitas em espaços culturais, projetos sociais e instituições vinculadas à arte-educação.
Este projeto foi realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Universo rural
A criação do ‘Forró da Palhaça Papoula’ dá continuidade a uma pesquisa que começou em 2017, quando a artista Pamela Leoni criou para sua palhaça um universo ficcional inspirado em realidades rurais do Brasil e em mitologias de diferentes culturas. A história encenada trata sobre a vida de agricultoras que cuidam da terra ao invés de envenená-la.
Além disso, aborda a valorização dos espaços de arte e encontro, uma vez que a “Forrólândia” está sob ameaça, e dá foco aos grandes feitos que as amizades constroem, visto que é com a força das amizades que Papoula elabora uma forma de resolver os problemas da região.
“Convidamos o público para dançar, cantar, brincar e imaginar outras cosmogonias em um universo rural”, afirma Pamela.
Para vivenciarem esta proposta, as pessoas presentes são convidadas a adentrar a terra da Palhaça Papoula junto a um narrador e 5 musicistas, e embarcarem em uma narrativa fantástica sobre um povo guiado pelos conselhos de uma vaca sábia, a Abemila, que criou a Via Láctea e orienta os forrozeiros da região a fazerem um espetáculo para defender a Forrólândia das ameaças vigentes.
Serviço
‘Forró da Palhaça Papoula’ em Campinas
Quando: 07/11 (sexta) às 20h
Onde: Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas/SP)
Quanto: Grátis
Ingressos: reserva pela plataforma SESI
Classificação etária: Livre











