A Secretaria de Saúde aplicou 1.442 doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19 (reforço bivalente) em pessoas em situação de vulnerabilidade em Campinas. A ação, que envolveu o Consultório na Rua, Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e Departamento de Saúde, aconteceu entre os dias 2 de maio e a última sexta-feira (12) em praças, abrigos e outros espaços da cidade.
Do total de doses aplicadas, 625 foram de bivalente e 817 contra a gripe.
De acordo com a diretora de Saúde, Sara Sgobin, a ação foi importante para proteger as pessoas que estão mais expostas aos riscos e também à população em geral como medida de saúde pública.
Gripe
A partir desta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde vai abrir a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade. As vacinas estarão disponíveis em todos os centros de saúde até 31 de maio, final da campanha.
Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.
De 10 de abril, início da campanha, até 11 de maio, foram aplicadas 141.167 doses da vacina contra a gripe em Campinas. Os públicos que mais preocupam são as crianças entre 6 meses e 5 anos (14% de cobertura) e as gestantes (20%). A meta é 90%.
O grupo que mais procurou pela vacina é o de idosos, com cobertura de 53%; seguido pelas puérperas, com 36%. Os trabalhadores da saúde têm 33% de cobertura. Para os demais públicos foram aplicadas 108.144 doses.
O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.