Poucas horas após definir a saída do técnico Bruno Pivetti, na tarde da última quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, o Guarani anunciou o substituto, não do treinador, mas do executivo de futebol Rodrigo Pastana, demitido na segunda-feira (5).
O profissional escolhido pela diretoria do Bugre para assumir o lugar de Pastana e chefiar o departamento de futebol do clube é o jovem Lucas Drubscky, de 31 anos, que no mês passado havia deixado o cargo de gestor do Coritiba, lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro.
Nos tempos recentes de Couto Pereira, Lucas Drubscky trabalhou com quatro jogadores do atual elenco bugrino: o lateral-esquerdo Diego Porfírio, o volante Bernardo, o meia Régis e o atacante Neílton.
Novo integrante da diretoria do Guarani, Lucas Drubscky se apresentará no Brinco de Ouro na próxima segunda-feira (12), quando iniciará a sua primeira missão à frente do departamento de futebol do clube: a busca por um novo treinador. O nome de Umberto Louzer, campeão da Série A2 pelo Guarani em 2018, é um das possibilidades ventiladas.
Apesar do curto tempo de carreira, Lucas Drubscky possui importantes experiências em outros clubes importantes do futebol brasileiro, como Atlético-MG, Cruzeiro, Sport Recife e Bahia.
Agora no Guarani, Drubscky será o responsável pelo trabalho de relacionamento com o mercado. Após a definição de um novo treinador para o clube, ele deve trabalhar em busca novos reforços para a sequência da Série B. A janela de transferências do futebol brasileiro será reaberta no dia 3 de julho e segue até 2 de agosto.
Currículo e principais conquistas
Novo executivo de futebol do Guarani, Lucas Drubscky é filho do treinador e ex-dirigente esportivo Ricardo Drubscky, que atualmente comanda o Betim, de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, sua terra natal e também de seu pai, enfileirou títulos estaduais, nacionais e internacionais quando trabalhou nas categorias de base do Cruzeiro.
No futebol nordestino, o jovem diretor de futebol foi campeão pernambucano e vice-campeão brasileiro da Série B com o Sport, em 2019.
Já em 2021, conquistou o título da Copa do Nordeste com o Bahia e foi eleito o Melhor Executivo de Futebol do Nordeste pela CONFUT (Conferência de Futebol do Nordeste).
Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e diplomado em Gestão Esportiva pela Conmebol, além de outras especializações na área do futebol, Lucas Drubscky é professor na CBF Academy, nos cursos de Executivo e Finanças do Futebol.