Depois de um primeiro turno decepcionante, o Guarani busca dar a volta por cima para evitar o rebaixamento. A meta é iniciar uma arrancada a partir desta segunda-feira (12), quando o time estreia na segunda metade da Série B, às 20h, diante do Vila Nova, no Brinco de Ouro. A partida terá transmissão do SporTV.
Na lanterna com 11 pontos, o Bugre tem apenas 19% de aproveitamento na competição e vai precisar nos próximos 19 jogos que terá pela frente de um desempenho perto dos 57% para exorcizar o fantasma da Série C.
De acordo com uma média dos últimos quatro campeonatos, uma pontuação entre 43 e 45 deve ser suficiente para evitar a queda. Segundo o site Chance de Gol, o risco de o Guarani ser rebaixado atualmente é de 97,8%.
O time de Campinas terá a chance nesta segunda de reduzir de 11 para oito pontos a desvantagem em relação ao Botafogo, o primeiro time fora do Z4. A equipe de Ribeirão Preto perdeu do América-MG e segue com 22. A rodada, que começou na sexta-feira e termina hoje, foi positiva para o Guarani, já que Brusque e Chapecoense, integrantes da zona vermelha, também perderam. O penúltimo colocado Ituano, por sua vez, venceu mas fez um confronto direto com a equipe de Chapecó.
Depois de estrear com derrota para o Ceará, em Fortaleza, o técnico Allan Aal comandará o Guarani pela primeira vez no Brinco nessa sua segunda passagem pelo clube.
Ele lamentou bastante o placar adverso por 3 a 1 na última rodada do primeiro turno, já que a equipe desperdiçou a chance se confirmar a reação depois de encerrar o jejum de 13 jogos sem vitória no duelo anterior. Por outro lado, o treinador busca olhar para frente.
“Agora é uma virada de turno, um recomeço”, lembra. “Precisamos melhorar em alguns aspectos, extrair mais dos atletas e aumentar a confiança, mas acredito que essa entrega em relação à competitividade que o time vem demonstrando vai nos levar a um caminho de recuperação.”
O Guarani terá nesta segunda o desfalque de Gabriel Bispo, que foi punido com o terceiro cartão amarelo em Fortaleza e terá de cumprir suspensão. Lucas Araújo deve ser o substituto. Nas demais posições, a formação titular deve ser a mesma do último confronto.
O Vila Nova costuma ser um adversário difícil para o Guarani. Tanto que a última vitória bugrina no confronto foi há 11 anos, no dia 8 de agosto de 2013, quando o placar registrou 2 a 0 para os donos da casa, no Brinco, em duelo válido pela Série C. Na sequência, foram 15 jogos disputados, com 9 empates e 6 derrotas. No duelo do primeiro turno desta Série B, em Goiânia, o Vila Nova ganhou por 2 a 0.
Confira a provável escalação do Guarani:
Vladimir; Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson; Lucas Araújo, Matheus Bueno e Luan Dias; Airton, Caio Dantas e João Victor. Técnico: Allan Aal.