Durante o período de Carnaval, o Hemocentro da Unicamp e seus postos de coleta lançam uma ação especial para reforçar a importância da doação de sangue de forma simbólica, afetiva e participativa.
A campanha, que acontece a partir desta terça-feira (27) e vai até 17 de fevereiro, convida cada doador a deixar sua marca em um mural coletivo que ganhará cor ao longo dos dias.
A iniciativa chama atenção para a importância de manter os estoques de sangue em níveis adequados em um período do ano tradicionalmente marcado pela queda de pelo menos 30% no número de doações.
Ao realizar a doação de sangue o doador recebe uma lantejoula vermelha, que deve ser colada em um cartaz exposto no local.
Conforme o Hemocentro, os cartazes permanecerão expostos permitindo que doadores, funcionários e visitantes acompanhem visualmente o impacto da solidariedade de cada doador.
A campanha conseguiu parceria na divulgação com as prefeituras de todas as cidades onde o Hemocentro possui postos de coleta, além dos blocos de carnaval tradicionais das cidades, com objetivo de chegar em diversos nichos da população.
Regras para doar:
– Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.
– Pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez.
– Doadores devem pesar mais de 50 quilos, não estarem em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, se for doar depois do almoço, esperar três horas após a refeição.
– Doador não pode fumar duas horas antes ou depois da colheita do sangue.
– Alcoolistas crônicos, portadores de sífilis, malária ou doenças de chagas, pessoas com sintomas respiratórios, grávidas, puérperas ou mulheres amamentando não podem doar.
– Também não podem doar pessoas que tenham se exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis, tenham histórico de consumo de drogas injetáveis, tenham realizado exame de endoscopia há menos de seis meses ou tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade.
Veja onde doar:
⇒ Hemocentro Unicamp: Segunda a sábado das 7h30 às 15h
⇒ Posto de coleta Hospital Mário Gatti: Segunda a sábado das 7h30 às 15h
⇒ Posto de coleta Hospital Estadual de Sumaré: Segunda a sábado das 7h30 às 12h
⇒ Hemonúcleo de Piracicaba: Segunda a sexta das 7h30 às 13h / Sábado das 7h30 às 12h
⇒ PoCER Indaiatuba: Toda segunda (exceto feriados) das 8h30 às 12h
Mais informações sobre doação de sangue podem ser acessadas no endereço hemocentro.unicamp.br.









