Pelo segundo domingo seguido, a Prefeitura de Hortolândia irá ampliar as restrições aos moradores da cidade para tentar conter o avanço da Covid-19. Decreto municipal proíbe o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de serviços, inclusive supermercados, restaurantes e padarias, das 13h deste domingo (4) até as 5h da segunda-feira (5).
Somente farmácias, drogarias e similares, além de hospitais, clínicas, laboratórios, casas de saúde, prontos-socorros, ambulatórios e congêneres, bem como indústrias, no que se refere às suas atividades principais, estão autorizadas a abrir as portas para atendimento presencial. Nos demais estabelecimentos, o sistema delivery está permitido.
No final de semana passado, Hortolândia também ampliou as restrições durante 16 horas, a partir das 13h de domingo. A exemplo do que ocorrerá neste domingo (4), foram proibidos os serviços de retirada dos produtos ou mercadorias na porta dos estabelecimentos, por drive-thru ou walk-thru (retirada presencial, a pé),
Durante a tarde e noite de domingo, são permitidas transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, exclusivamente no sistema de delivery. Os que desrespeitarem a nova medida estão sujeitos à multa, prevista no artigo 112 do Código Sanitário do Estado de São Paulo. A Operação de Conscientização e Fiscalização, realizada desde março de 2020 pela Prefeitura, também contará com um reforço importante. Os agentes da GM (Guarda Municipal) darão apoio a ações da PM (Polícia Militar), em operações integradas na região.