O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) acaba de inaugurar, em Jundiaí, o segundo Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp fora da capital paulista. Trata-se de modelo inédito no Interior, com infraestrutura para realizar também audiências de arbitragem.
O polo funciona na diretoria regional do Ciesp Jundiaí e a inauguração contou com a presença da ministra do Superior Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet, que é vice-presidente da instituição.
As Câmaras de Mediação e Arbitragem são instituições que permitem soluções extrajudiciais para conflitos, sem que seja necessário processo judicial.
Elas funcionam como uma espécie de “justiça privada”, o que significa maior agilidade, privacidade e redução de gastos, visto que as disputas são resolvidas de forma mais rápida. A Câmara Ciesp/Fiesp completou 28 anos no último dia 22.
Em 2018, o primeiro Polo da Câmara foi implantado na regional do Ciesp de Campinas. A iniciativa, que atraiu três casos de disputas, foi considerada uma experiência exitosa pela entidade e serviu como um indicador para incentivar outros passos na ampliação dos serviços.
Segundo o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, a implantação do Polo da Câmara em Jundiaí faz parte das ações da entidade para ampliar, pelo Interior, a rede de serviços que esteve concentrada na Capital.
Em outubro do ano passado, a Câmara Ciesp/Fiesp lançou o Programa de Parceria com as Diretorias Regionais. “A experiência de Campinas, a digitalização da gestão dos procedimentos e o lançamento do Portal da Câmara, no ano passado, nos estimularam a pensar na ampliação da rede de atendimento pelo Interior, mantendo a qualidade e segurança na gestão dos casos por nossos especialistas”, disse Cervone.
O diretor titular da regional do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, também comemora a iniciativa.
“Estamos muito felizes com esta conquista para toda a nossa região. É um diferencial que a nossa regional passa a oferecer para todas as indústrias dos 11 municípios. A inauguração do Polo Regional da Câmara em Jundiaí é um trabalho que vem sendo articulado há mais de dois anos e que agora se concretiza”, destacou Cereser.
Vantagens
A secretária-geral da Câmara, a advogada Lilian Elizabeth Menezes Bertolani, explica que, desde que o Ciesp lançou o Programa de Parceria com as Diretorias Regionais, toda a rede da entidade já está automaticamente participando. As regionais já contam hoje, por exemplo, com a infraestrutura da Câmara em São Paulo, virtual e presencialmente, e com a possibilidade de realizar reuniões.
Com o novo polo em Jundiaí, a vantagem é que, na região, as partes não terão o incômodo e os custos com o deslocamento para eventuais reuniões e audiências, contando com a mesma qualidade de atendimento prestada pela Câmara em sua sede em São Paulo.
“A Câmara Ciesp/Fiesp tem como missão difundir o uso dos meios adequados de solução de conflitos em todo o Brasil, especialmente no setor industrial, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e trazer confiança para recebermos mais investimentos internacionais e possibilitar uma gestão mais eficiente e racional dos riscos jurídicos envolvidos nos contratos empresariais”, disse Lilian.