Um dos trending topics no Brasil e no mundo, atualmente, é a inteligência artificial. Mas o que o mercado de seguros tem a ver com essa tecnologia? Tem tudo a ver! Ao usar a inteligência artificial e a tecnologia a favor dos processos de trabalho, é possível obter dados mais confiáveis e eficientes, trazendo assim eficiência e agilidade aos negócios e precisão na tomada de decisões.
De acordo com o The Economic Times, alguns relatórios já preveem que o mercado de IA, ao ano fiscal de 2030, irá bater a quantia de US$ 1,8 bilhão. Pesquisa da TCS Global Trend Study aponta que, entre os principais motivos de seguradoras e corretoras usarem a inteligência artificial, estão o aprendizado contínuo e a segurança das informações.
A presença da tecnologia traz ainda ideias e inovações que podem levar à redução de custos.
Trata-se de um diferencial importante para se destacar no mercado com a criação de produtos mais econômicos e personalizados para atender às necessidades dos clientes.
A análise de dados e do comportamento dos clientes realizada por meio da inteligência artificial permite que as seguradoras sejam mais competitivas. E, com isso, avaliar de forma precisa a sua lucratividade atual, prever vendas, produtos e preços futuros. Além disso, a implementação de estratégias com a IA no centro do negócio permitirá uma fidelização maior dos clientes após o uso dos serviços.
São mudanças importantes e que já estão ocorrendo no mercado. A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar o setor porque poderá redefinir a estrutura já existente com a adaptação de custos, permitindo um novo relacionamento entre clientes e corretores.
Há, inclusive, seguradoras no Brasil que já trazem uma melhor experiência em casos de sinistros, apoiada pela inteligência artificial.
A iniciativa, disponível para os clientes de seguro automóvel, tem como objetivo fornecer um pré-orçamento de serviços, de forma a auxiliar o atendimento humanizado.
A inserção de IA na área de seguros marca uma transformação para o setor.
Com a orçamentação automática, os segurados poderão obter informações e valores de maneira mais fácil via aplicativo e central de atendimento. Pelo aplicativo da seguradora é possível, por exemplo, captar uma foto, enviar a imagem e aguardar a análise. Por meio do telefone da central, a liberação do pré-orçamento ocorre na hora.
A partir dessas medidas, o atendimento humanizado segue em sequência. Facilita para todo mundo: para a seguradora, o corretor e, principalmente, para o cliente que ganha agilidade no atendimento.