7 de março de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Colunistas

Investir no trabalho feminino na saúde é fundamental – por Carmino de Souza

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
16 de fevereiro de 2026
em Colunistas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Investir no trabalho feminino na saúde é fundamental – por Carmino de Souza

Foto: freepik

Setembro próximo passado marcou o trigésimo aniversário da  Declaração e Plataforma de Ação de Pequim , um dos compromissos globais mais abrangentes para promover os direitos das mulheres. Em 1995, 189 países afirmaram que os direitos das mulheres são direitos humanos e se comprometeram a ampliar o acesso das mulheres à educação, à saúde e ao trabalho decente, reconhecendo, ao mesmo tempo, o valor econômico do trabalho não remunerado. Duas décadas depois, os líderes mundiais adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Entre eles, o que promove o trabalho decente e o crescimento econômico, é o motor que impulsiona os demais. Sem trabalho decente para as mulheres, não podemos reduzir a pobreza, garantir saúde e bem-estar, alcançar a igualdade de gênero ou construir resiliência a crises climáticos e econômicas.

Mas, trinta anos depois de Pequim, o fosso entre as promessas políticas e a realidade vivida está, infelizmente, aumentando. Uma das principais razões: os governos não têm priorizado o trabalho decente, especialmente para as mulheres nos setores da saúde e dos cuidados. Globalmente, e no Brasil não é diferente, as mulheres representam  70% da força de trabalho na área da saúde e 95% de todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Entretanto, apenas uma em cada quatro ocupa cargos de liderança.

As mulheres carregam uma “tripla jornada” : o emprego remunerado, muitas vezes precário ou mal remunerado, combinado com o trabalho doméstico e as responsabilidades de cuidado. Mesmo quando contratadas em tempo integral, as mulheres dedicam significativamente mais horas do que os homens  às tarefas domésticas e aos cuidados com os filhos (ou pais ou outras pessoas necessitadas). Como resultado, muitas mulheres permanecem presas em empregos mal remunerados, muitas vezes precários ou informais, com pouca proteção.

Suas contribuições sustentam os sistemas de saúde em todo o mundo, praticamente, sem exceção, mas seus direitos, remuneração e segurança são rotineiramente negligenciados. Intervenções de saúde consideradas “custo-efetivas” muitas vezes dependem do trabalho não remunerado ou mal remunerado de mulheres. Agentes comunitários de saúde carecem muitas vezes de suprimentos, supervisão e treinamento.

A disparidade salarial entre gêneros persiste em todas as regiões do Brasil e do mundo. E a economia do cuidado, vital tanto para a saúde quanto para os meios de subsistência e impulsionada principalmente por mulheres, continua sistematicamente subvalorizada. Investir no trabalho feminino não é apenas uma questão de justiça, mas também uma decisão econômica responsável.

A Organização Internacional do Trabalho estima que a expansão do setor de saúde e assistência social poderia criar quase 300 milhões de empregos nos próximos 10 anos,  a maioria para mulheres. Eliminar a disparidade salarial entre homens e mulheres aumentaria a renda familiar, o consumo e o PIB do país.

No entanto, durante a pandemia de Covid-19, os governos através do mundo direcionaram os gastos de recuperação para  setores predominantemente masculinos,  deixando as mulheres para trás na área da saúde e assistência. Essa foi uma oportunidade perdida para promover tanto a equidade quanto o crescimento.

Líderes de todos os níveis devem ir além da retórica e partir para investimentos e reformas reais. Isso significa remunerar e proteger as mulheres na área da saúde e assistência social com salários justos e reconhecimento jurídico e institucional. Significa tratar o setor da saúde e assistência social como infraestrutura essencial, apoiada por financiamento estável e empregos dignos.

Significa garantir os direitos de todos os trabalhadores – migrantes, cuidadores e aqueles em funções informais. Significa publicar dados desagregados por gênero para expor as desigualdades e promover as mudanças e aperfeiçoamentos. E significa garantir que as mulheres estejam presentes nas mesas de decisão onde são definidas as políticas de saúde, trabalho e recuperação econômica.

A Declaração de Pequim e os ODS não são listas de verificação opcionais, mas sim um roteiro para a justiça, a equidade e a resiliência. Não podemos alcançá-los sem trabalho decente para as mulheres, e não podemos alcançar trabalho decente sem valorizar o trabalho das mulheres na saúde e nos cuidados.

As mulheres têm sustentado os sistemas de saúde e de cuidados do mundo por gerações. Agora, o mundo precisa reconhecer e valorizar suas contribuições.

 

Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020. Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo em 2022, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan, membro do Conselho Superior e vice-presidente da Fapesp, pesquisador responsável pelo CEPID CancerThera da Fapesp.

Tags: Carmino de SouzacolunistasdiversidadeequidadeHora CampinasmedicinamulhersaúdeTrabalho
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

A utopia da educação plena – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

A utopia da educação plena – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
6 de março de 2026

...

Três Fevereiros – por Gustavo Gumiero
Colunistas

Três Fevereiros – por Gustavo Gumiero

Por Gustavo Gumiero
5 de março de 2026

...

O Som das Teclas no Baú do Tempo – por Alexandre Campanhola

O Som das Teclas no Baú do Tempo – por Alexandre Campanhola

5 de março de 2026
Nova Guerra no Golfo, novo golpe contra a agenda climática – por José Pedro Martins

Nova Guerra no Golfo, novo golpe contra a agenda climática – por José Pedro Martins

4 de março de 2026
Quando o silêncio fala mais alto que qualquer palavra – por Cecília Lima

Quando o silêncio fala mais alto que qualquer palavra – por Cecília Lima

4 de março de 2026
A mulher como fundamento do laço social: uma leitura psicanalítica para o 8 de Março – por Thiago Pontes

A mulher como fundamento do laço social: uma leitura psicanalítica para o 8 de Março – por Thiago Pontes

3 de março de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Campinas recebe neste sábado o ‘Esquenta Marcha para Jesus’

    Campinas recebe neste sábado o ‘Esquenta Marcha para Jesus’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Show Encantado da Páscoa ganha nova apresentação; programação começa na próxima sexta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Obesidade em adultos cresce em 18 cidades da região de Campinas, aponta Ministério da Saúde

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Trecho da Rua José Paulino, no Centro de Campinas, terá bloqueio nesta sexta para obras

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O Som das Teclas no Baú do Tempo – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.